“Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RS
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O surgimento e rápido avanço das novas tecnologias ao longo dos últimos anos foi o responsável por diversas mudanças tanto para o cenário dos meios de comunicação quanto para o comportamento de consumo midiático dos jovens. A partir deste panorama, o presente trabalho toma como objeto a Kzuka, empresa de comunicação multimidiática do Grupo RBS voltada para o segmento jovem. O objetivo principal é desvendar se o público-alvo conhece e consome os veículos da empresa; os motivos para consumir; qua ...
O surgimento e rápido avanço das novas tecnologias ao longo dos últimos anos foi o responsável por diversas mudanças tanto para o cenário dos meios de comunicação quanto para o comportamento de consumo midiático dos jovens. A partir deste panorama, o presente trabalho toma como objeto a Kzuka, empresa de comunicação multimidiática do Grupo RBS voltada para o segmento jovem. O objetivo principal é desvendar se o público-alvo conhece e consome os veículos da empresa; os motivos para consumir; quais suas percepções acerca dos conteúdos; e se a Kzuka é conectada aos jovens, conforme se apresenta. Para responder a estes questionamentos a pesquisa foi estruturada em duas etapas. Primeiramente realizou-se um estudo piloto no qual se visou identificar as motivações para o consumo da revista Kzuka, carro-chefe da empresa. Para tanto, optou-se pela abordagem quantitativa na qual se elaborou um questionário fechado e aplicou-se com os alunos das escolas onde esta publicação era distribuída. Desta maneira, pode-se testar o instrumento e a inserção da pesquisadora no campo. A segunda etapa visou identificar o consumo de todos os espaços midiáticos da marca Kzuka e foi realizada a partir da elaboração de um novo questionário, no qual se preferiu o modelo misto, com perguntas abertas e fechadas. A aplicação deste ocorreu novamente com os alunos do mesmo segmento do público-alvo, conforme o estudo piloto. Desta maneira pode-se descobrir o grau de conhecimento e consumo dos jovens para com cada um dos veículos da empresa, além de desvendar suas impressões acerca da marca, dos meios e dos conteúdos, bem como avaliar se as técnicas mercadológicas da empresa estão de acordo com o público-alvo. ...
Abstract
The emergence and rapid advance of new technologies throughout the last years have been responsible for several changes, both to the media scenery and media consumption behavior of the youth. Based on this panorama, this study is centered on Kzuka, a Grupo RBS’s multimedia communication company that focuses on young people. The main goals are to discover if its targeted audience knows and consumes its products, which perceptions they have about the content and if Kzuka is connected to the young ...
The emergence and rapid advance of new technologies throughout the last years have been responsible for several changes, both to the media scenery and media consumption behavior of the youth. Based on this panorama, this study is centered on Kzuka, a Grupo RBS’s multimedia communication company that focuses on young people. The main goals are to discover if its targeted audience knows and consumes its products, which perceptions they have about the content and if Kzuka is connected to the young people as it says it is. To answer these questions, this research was structured in two phases. First of all, a pilot study was put into practice where it aimed to identify the motivations for the consumption of the Kzuka magazine. To do so, a quantitative approach was chosen in which a closed survey was created and applied to the students of the schools in which the magazine was distributed. This way, the instrument could be tested. The second phase aimed to identify the consumption of all of Kzuka’s media and it was executed with the elaboration of a new survey which, this time, was composed of closed and opened questions. Again, it was applied to students that were members of the targeted audience, as the pilot study did. This way, the awareness and consumption level of each and every company’s vehicle were able to be discovered. Their impression about the brand, its media and subjects were unveiled. It was also possible to verify if the enterprise market techniques are suitable to the targeted audience. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License