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dc.contributor.advisorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.contributor.authorEichler, Marcelo Leandropt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:00:14Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/6749pt_BR
dc.description.abstract Os modelos identificados envolveram desde a utilização de noções animistas e substancialistas, nos modelos mais simples, até a articulação dos esquemas corpusculares e de seu componente cinético, no modelo mais avançado. Esses modelos apresentam coerência lógica interna e um mesmo sujeito pôde ter usado diferentes modelos durante a entrevista, oscilando entre um e outro. A multiplicidade dos modelos mobilizados pode sugerir que alguns domínios da experiência física necessitariam outros tipos de conservação, como: (i) a da natureza da matéria na mudança de estado do iodo e (ii) a da massa global nas reações químicas. Essas conservações podem ser consideradas mais abstratas que as conservações de substância, peso e volume, pois as subsume. Isso, portanto, poderia justificar as dificuldades apresentadas pelos sujeitos na interpretação dos fenômenos estudados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectCausalidadept_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectPensamento operatóriopt_BR
dc.subjectPiaget, Jean 1896-1980.pt_BR
dc.titleModelos causais de adolescentes e de adultos para as mudanças de estado e a transformação química da matériapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coParrat-Dayan, Silviapt_BR
dc.identifier.nrb000446134pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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