A sonorização como produtora de sentido no telejornalismo esportivo do Esporte Espetacular
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar de que formas o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, utiliza a música e os sons em seu discurso para produzir sentido além do texto e da imagem. Foram analisadas cinco reportagens com mais de cinco minutos, cada uma representando um mês entre 10 de Julho e 21 de Outubro de 2012, todas elas com o futebol como pauta. Observou-se que todas eram sonorizadas. Através da análise de discurso e do estudo das sequências discursivas, percebeu-se quatro dife ...
Este trabalho tem como objetivo estudar de que formas o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, utiliza a música e os sons em seu discurso para produzir sentido além do texto e da imagem. Foram analisadas cinco reportagens com mais de cinco minutos, cada uma representando um mês entre 10 de Julho e 21 de Outubro de 2012, todas elas com o futebol como pauta. Observou-se que todas eram sonorizadas. Através da análise de discurso e do estudo das sequências discursivas, percebeu-se quatro diferentes usos da sonorização no telejornalismo esportivo do programa: o som como potencializador de emoções e como elemento de construção do cenário; a música como complemento à informação e em diálogo com o repórter. ...
Abstract
This work aims to study ways that the Rede Globo’s program, Esporte Espetacular, uses music and sounds in his speech to produce meaning beyond the text and image. We analyzed five reports with more than five minutes, each representing a month between 10 July and 21 October 2012. It was observed that all were sonified. Through analysis, we noticed four different uses of sound in sport telejournalism of the program: the sound as enhancer of emotions and as builder of the scenery; the music as a c ...
This work aims to study ways that the Rede Globo’s program, Esporte Espetacular, uses music and sounds in his speech to produce meaning beyond the text and image. We analyzed five reports with more than five minutes, each representing a month between 10 July and 21 October 2012. It was observed that all were sonified. Through analysis, we noticed four different uses of sound in sport telejournalism of the program: the sound as enhancer of emotions and as builder of the scenery; the music as a complement to information and as a dialogue with the reporter. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License