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dc.contributor.advisorPiccolo, Luciane da Rosapt_BR
dc.contributor.authorCimadon, Éricapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-06T01:39:02Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67242pt_BR
dc.description.abstractA habilidade da leitura compreende a passagem de um registro gráfico escrito para a sua significação, envolvendo desde a decodificação das letras até a análise de seu conteúdo, tornando, desta forma, possível a compreensão. Este estudo teve como objetivo verificar o desempenho em funções executivas em crianças com queixas de dificuldades de compreensão leitora, porém sem dificuldades na decodificação de palavras isoladas. Para tanto, foi analisado o desempenho em tarefas que avaliam funções executivas em crianças com queixa de dificuldade para compreender textos lidos e em crianças sem dificuldades de compreensão leitora em 59 crianças com idade média de 10,4 anos, estudantes de 2ª a 5ª série do ensino fundamental de 12 escolas da rede pública de Porto Alegre. Para o presente estudo, foram analisadas a tarefa de compreensão de leitura textual (Salles & Parente, 2004), a avaliação de leitura de palavras isoladas (Salles & Parente, 2002a, 2002b), a WASI (The Psychological Corporation, 1999) e as tarefas de funções executivas do NEUPSILIN-INF (Salles, Piccolo, Zama & Toazza, in press). Foram excluídas as crianças que apresentaram déficit intelectual (QI abaixo de 70 na escala WASI) e crianças com desempenho abaixo do percentil 2,5 na tarefa de LPI. Os participantes foram divididos em dois grupos (grupo com dificuldades de compreensão leitora e grupo sem dificuldade de compreensão leitora) de acordo com o desempenho na tarefa de compreensão textual. Comparando os desempenhos em ambos os grupos, ficou evidente que crianças com desempenho pobre em tarefa de compreensão leitora apresentaram diferença no desempenho nas tarefas de fluência verbal, sendo esta diferença mais significativa no subteste de fluência verbal ortográfica. Além disso, ficou evidente que crianças com boas habilidades de compreensão textual também apresentaram boas habilidades de reconhecimento de palavras.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectFunção executivapt_BR
dc.subjectCompreensão da leiturapt_BR
dc.titleFunções executivas em crianças com dificuldade de leiturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000869651pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


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