Identidade nacional na obra de Túlio Piva
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como foi representada a identidade nacional brasileira na obra musical de Túlio Piva da década de 1960 ao começo da década de 1980. Para tanto, utilizam-se, como fontes primárias, as músicas compostas por Piva e, como fontes secundárias, entrevistas dadas por este artista e matérias publicadas sobre ele na imprensa local do período. Nestes documentos, são procurados indícios acerca de como a identidade nacional é representada. Existe um paradoxo no ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar como foi representada a identidade nacional brasileira na obra musical de Túlio Piva da década de 1960 ao começo da década de 1980. Para tanto, utilizam-se, como fontes primárias, as músicas compostas por Piva e, como fontes secundárias, entrevistas dadas por este artista e matérias publicadas sobre ele na imprensa local do período. Nestes documentos, são procurados indícios acerca de como a identidade nacional é representada. Existe um paradoxo no que tange a figura de Túlio, que era um descendente de italiano, que nascera na região Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira Argentina. Mas que, em sua obra musical, demonstra um forte reconhecimento dos símbolos de identidade nacional. Com base na análise das fontes primárias e secundárias, percebe-se a predileção do compositor em suas músicas por “símbolos” já consagrados como elementos da identidade nacional, como samba e mulata, possuindo também uma recorrência do termo “morro” em suas composições. O samba como gênero musical, é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, em que esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas século XX. Entre o final da década de 1920 e meados da década de 1940, o “samba urbano carioca” deixa de ser considerado expressão local, por intermédio do Estado, e alcança o status de símbolo “nacional”.Ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país durante o Estado Novo, o governo brasileiro empenhou-se em popularizar e consolidar o estilo como produto genuinamente "nacional”. ...
Abstract
This study aims to analyze how Brazil’s national identity was represented in the musical work of Tulio Piva – from 1960s to the early 1980s. For that, the songs composed by Piva were used as primary source and as secondary sources the interviews he gave, as well as articles published about him in the local press of the period. In these documents clues were sought on how national identity is represented. A paradox exists when it comes to Tulio’s character. He was a descendant of Italians and was ...
This study aims to analyze how Brazil’s national identity was represented in the musical work of Tulio Piva – from 1960s to the early 1980s. For that, the songs composed by Piva were used as primary source and as secondary sources the interviews he gave, as well as articles published about him in the local press of the period. In these documents clues were sought on how national identity is represented. A paradox exists when it comes to Tulio’s character. He was a descendant of Italians and was born in the southwestern of the Rio Grande do Sul, near the Argentinian border. But his musical work demonstrates a strong recognition of the symbols of national Brazilian identity. Based on the analysis of primary and secondary sources, it is noticeable the composer's predilection, in his songs, for "symbols" already established as elements of national identity, like samba and mulatto. There is also a recurrence of the word "morro" in his compositions. Samba as a musical genre, is understood as a musical expression of urban Rio de Janeiro, where this format of samba was born and developed in the late nineteenth century and the first decades of the twentieth century. It’s only between the late 1920s and mid-1940s, that the "urban carioca samba" becomes more then the local expression, and achieves the status of “national symbol”. Though there were several different regional forms of samba in other parts of the country, during the “Estado Novo”, the Brazilian government worked to popularize and consolidate this style as genuinely "national". ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Coleções
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TCC História (789)
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