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dc.contributor.advisorKerber, Alessander Mariopt_BR
dc.contributor.authorUlguim, Sabrine Fortespt_BR
dc.date.accessioned2013-03-05T01:48:36Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67212pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar como foi representada a identidade nacional brasileira na obra musical de Túlio Piva da década de 1960 ao começo da década de 1980. Para tanto, utilizam-se, como fontes primárias, as músicas compostas por Piva e, como fontes secundárias, entrevistas dadas por este artista e matérias publicadas sobre ele na imprensa local do período. Nestes documentos, são procurados indícios acerca de como a identidade nacional é representada. Existe um paradoxo no que tange a figura de Túlio, que era um descendente de italiano, que nascera na região Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira Argentina. Mas que, em sua obra musical, demonstra um forte reconhecimento dos símbolos de identidade nacional. Com base na análise das fontes primárias e secundárias, percebe-se a predileção do compositor em suas músicas por “símbolos” já consagrados como elementos da identidade nacional, como samba e mulata, possuindo também uma recorrência do termo “morro” em suas composições. O samba como gênero musical, é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, em que esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas século XX. Entre o final da década de 1920 e meados da década de 1940, o “samba urbano carioca” deixa de ser considerado expressão local, por intermédio do Estado, e alcança o status de símbolo “nacional”.Ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país durante o Estado Novo, o governo brasileiro empenhou-se em popularizar e consolidar o estilo como produto genuinamente "nacional”.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze how Brazil’s national identity was represented in the musical work of Tulio Piva – from 1960s to the early 1980s. For that, the songs composed by Piva were used as primary source and as secondary sources the interviews he gave, as well as articles published about him in the local press of the period. In these documents clues were sought on how national identity is represented. A paradox exists when it comes to Tulio’s character. He was a descendant of Italians and was born in the southwestern of the Rio Grande do Sul, near the Argentinian border. But his musical work demonstrates a strong recognition of the symbols of national Brazilian identity. Based on the analysis of primary and secondary sources, it is noticeable the composer's predilection, in his songs, for "symbols" already established as elements of national identity, like samba and mulatto. There is also a recurrence of the word "morro" in his compositions. Samba as a musical genre, is understood as a musical expression of urban Rio de Janeiro, where this format of samba was born and developed in the late nineteenth century and the first decades of the twentieth century. It’s only between the late 1920s and mid-1940s, that the "urban carioca samba" becomes more then the local expression, and achieves the status of “national symbol”. Though there were several different regional forms of samba in other parts of the country, during the “Estado Novo”, the Brazilian government worked to popularize and consolidate this style as genuinely "national".en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNational identityen
dc.subjectPiva, Túliopt_BR
dc.subjectIdentidade nacionalpt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.titleIdentidade nacional na obra de Túlio Pivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000872609pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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