A encenação no cinema documentário : construção de personagem no filme Santiago
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa busca compreender, analisando o filme Santiago (João Moreira Salles, 2006), a construção de personagem no cinema documentário a partir da interferência de elementos cinematográficos, tais como encenação (elementos técnicos, regras e decisões artísticas) e entrevista (interação dos sujeitos mediados pelo aparelho fílmico). Esse personagem constrói-se na cena e em função da câmera, com uma performance diferente da personalidade do sujeito em sua vida cotidiana. Santiago é um exemplo ...
Esta pesquisa busca compreender, analisando o filme Santiago (João Moreira Salles, 2006), a construção de personagem no cinema documentário a partir da interferência de elementos cinematográficos, tais como encenação (elementos técnicos, regras e decisões artísticas) e entrevista (interação dos sujeitos mediados pelo aparelho fílmico). Esse personagem constrói-se na cena e em função da câmera, com uma performance diferente da personalidade do sujeito em sua vida cotidiana. Santiago é um exemplo da construção de personagem por ser uma autocrítica quanto à encenação e por mostrar cenas que, em geral, ficam escondidas no material não editado. ...
Abstract
This research aims to understand, with the analysis of the film Santiago (Joao Moreira Salles, 2006), the building of character in documentary movies interfered by cinematic elements such as mise-en-scène (technical elements, rules and artistic decisions) and interview (interaction of individuals in front of the camera). This character builds up in the scene as a result of the interaction with the camera, with a performance different from the person's personality in his everyday life. Santiago ...
This research aims to understand, with the analysis of the film Santiago (Joao Moreira Salles, 2006), the building of character in documentary movies interfered by cinematic elements such as mise-en-scène (technical elements, rules and artistic decisions) and interview (interaction of individuals in front of the camera). This character builds up in the scene as a result of the interaction with the camera, with a performance different from the person's personality in his everyday life. Santiago is an example of the construction of character for its self-criticism regarding the mise-en-scène and for showing images that, in general, are hidden in the material unedited. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License