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dc.contributor.advisorMerino Dominguez, Emiliopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Newton Rogério Rutz dapt_BR
dc.date.accessioned2013-02-27T01:39:54Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67054pt_BR
dc.description.abstractAo se discutir a calçada como o “cenário”, onde acontecem as cenas urbanas de uma cidade, e seus “atores” – a população usuária – é possível entender os conflitos gerados pela escolha de um determinado piso, localização de um mobiliário, possibilidade de uma aglomeração, existência de uma vegetação, delimitação diferenciada de seus usuários. Ao se avaliarem as calçadas em conjunto com seu paisagismo, seu mobiliário, sua distribuição de uso e seus fatores históricos, é possível identificar conceitos anteriores de pensamento (e necessidade) urbano que não atendem aos desejos de hoje. As situações acima descritas aparecerão com a falta de controle no planejamento dos espaços urbanos e na permissividade desenfreada de ações particulares sobre o uso coletivo. São conflitos que gerarão problemas relativos à segurança dos usuários, ao impedimento de uso dos espaços públicos, à simples circulação das pessoas. O estudo e interpretação de determinados conjuntos de dados envolve muitas vezes a análise de um grande número de variáveis, constituindo-se em um trabalho difícil e demorado. O emprego de métodos multivariados, como a Análise de Componentes Principais (ACP), destaca-se como uma ferramenta bastante útil quando o número de variáveis é grande. A ACP destina-se à análise de dados quantitativos e este trabalho se propôs a descrever e avaliar o uso de uma análise quantitativa em conjunto com dados qualitativos. As técnicas são aplicadas a um estudo de caso dirigido na área central da cidade de Foz do Iguaçu com o objetivo de avaliar o nível de serviço das calçadas existentes através de uma análise conjunta de fatores qualitativos e quantitativos, visando a melhoria da acessibilidade dos pedestres em geral.pt_BR
dc.description.abstractIn discussing the sidewalk as the “scenario”, where the scenes take place in an urban city, and its “players” – the user population – it is possible to understand the conflicts generated by choosing a particular floor, a location of furniture, possibility of conurbation, the existence of vegetation, differentiated demarcation of its users. When evaluating the sidewalks in conjunction with your landscaping, your furniture, your use and distribution of their historical factors can be identified earlier concepts of thought (and need) that do not meet city desires today. The situations described above appear with the lack of control in the planning of urban spaces and unbridled permissiveness of particular actions on collective use. These are conflicts that generate safety issues for users, unable to use public spaces, the simple movement of persons. The interpretation and study of certain sets of data often involves the analysis of a large number of variables, being in a difficult and time consuming. The use of multivariate methods such as Principal Component Analysis (PCA), stands out as very useful tool when the number of variables is large. The PCA is intended for the analysis of quantitative data and this work was to describe and evaluate the use of a quantitative analysis in conjunction with qualitative data. The techniques are applied to a case study aimed at the central area of the city of Foz do Iguaçu in order to assess the level of service of existing sidewalks through a joint analysis of qualitative and quantitative factors in order to improve the accessibility of pedestrian general.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedestrianen
dc.subjectCirculação urbanapt_BR
dc.subjectSidewalksen
dc.subjectCalçadaspt_BR
dc.subjectPCAen
dc.subjectTrafego de pedestrespt_BR
dc.subjectMethods multivariateen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectCidades : Foz do Iguaçu (PR)pt_BR
dc.titleAvaliação do nível de serviço de calçadas em cidade de porte médio, considerando a percepção de usuários e técnicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000870239pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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