Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorBraga, Bruno Bastospt_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:24Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66877pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma investigação acerca do pensamento algébrico de alunos do Ensino Fundamental, através da experimentação de atividades que foram construídas com o intuito de auxiliar na compreensão de conceitos de equações como variáveis e incógnitas. As atividades foram aplicadas para duas turmas de 7º ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Sirotski Sobrinho, durante o ano de 2012. Buscou-se verificar se as atividades propostas contribuíram para que os alunos compreendessem a linguagem algébrica simbólica vinculada ao estudo de equações. O trabalho apresenta uma análise da experimentação, concluindo que a aplicação das atividades foi positiva para a contribuição no pensamento algébrico de alunos e para a sua compreensão da linguagem simbólica da matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents an investigation on the algebraic thinking in elementary school students, through experimentation activities that were built in order to assist in understanding the concepts of variables and equations as unknowns. The activities were applied to two 7th grade classes at the State School of Basic Education Mauricio Sirotski Sobrinho during the year 2012, through the discipline of mathematics education in Stage II of this University. We sought to determine whether the proposed activities helped students understand the symbolic language of algebra equations linked to the study. The work presents an analysis of the experiment, concluding that the implementation of activities contributed to the students’ algebraic thinking and their understanding of the symbolic language of mathematics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlgebraic thinkingen
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectVariablesen
dc.subjectUnknownsen
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectLearning mathematicsen
dc.titleAtividades para o desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000872129pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples