Uma experiência de contagem no Ensino Médio
dc.contributor.advisor | Sant'Ana, Marilaine de Fraga | pt_BR |
dc.contributor.author | Haas, Daniela Barcellos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-02-22T01:39:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/66875 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão tem por objetivo avaliar uma proposta de prática pedagógica para o ensino de Análise Combinatória em uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Protásio Alves, considerando o uso do jogo “A senha” como uma forma de introduzir o conteúdo de forma dinâmica; e o método de contagem para formalizar os conceitos de permutação, arranjo e combinação. Também é objetivo avaliar o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino de Análise Combinatória aplicado em situações cotidianas, ou oriundas de outras áreas da realidade. Inicialmente é explicado como é feita a abordagem através do Método de Contagem baseada em SANTOS, MELLO E MURARI (2007), CARVALHO (2006) e ALMEIDA (2010). Em seguida, é apresentada a definição de Modelagem Matemática, tomando como embasamento teórico os autores BARBOSA (2001, 2003, 2004), BIEMBENGUT; HEIN (2000) e BASSANEZI (1999). Por fim, são relatadas atividades aplicadas e os resultados obtidos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The god of this work is to analyze a proposal of pedagogical practice in the field of Combinatorics in a high school class of Colégio Estadual Protásio Alves (State School Protásio Alves), considering the use of the game “A senha” (The Password) as a way of introducing the content in a dynamic way; and the counting principle to formalize the concepts of Permutation, Arrangement and Combination. Also is a god evaluate the use of Modeling Mathematic as a strategy to teach Combinatorics in day-to-day situations. Initially it is explained the approach though the Counting Principle based on SANTOS, MELLO and MURARI (2007), CARVALHO (2006) and ALMEIDA (2010). Following, it is presented the definition of Modeling Math taking theoretical basis on the authors BARBOSA (2001, 2003, 2004), BIEMBENGUT;HEIN (2000) and BASSANEZI (1999). At last, it is presented applied the activities and the results obtained. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject | Counting principle | en |
dc.subject | Modeling mathematics | en |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Combinatorics | en |
dc.title | Uma experiência de contagem no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000871987 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)