Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorGalli, Jaqueline Kleinpt_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:16Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66870pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresenta-se uma discussão acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de elucidar a contribuição motivacional que a contagem de histórias da matemática pode gerar nos estudantes desta modalidade de ensino. Tal perspectiva foi construída tendo em vista dificuldades de aprendizagem, dedicação aos estudos, heterogeneidade e evasão escolar dos estudantes de EJA. Como aportes teóricos são utilizados estudos contemporâneos relativos à EJA e à contextualização da História da Matemática na Educação Matemática. O objeto da pesquisa consiste em uma prática pedagógica realizada com turmas de alunos da rede estadual de ensino do RS, na qual a pesquisadora atuou participativamente, contando histórias da matemática escritas por ela. O caminho da investigação, por sua vez, consiste na observação e descrição das reações dos alunos durante as aulas em que se contavam histórias e nas aulas subsequentes. A análise do material registrado mostra que as histórias podem surgir da curiosidade do aluno por determinado assunto, transformando a aula em um ambiente de discussão, ou podem despertar curiosidades no decorrer de sua narrativa, incrementando o aprendizado. Destaca-se, também, que o envolvimento do aluno na aula surge, frequentemente, a partir de uma identificação com os personagens da história, tornando o ensino menos custoso e encorajador, ou seja, promovendo o aprendizado.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a discussion about the Youth and Adult Education (YAE), with the goal of elucidate the motivational contribution that the count of stories of mathematics can bring forth in students of this modality of education. Such perspective was built owing to learning difficulties, dedication to studies, heterogeneity and school dropout of YAE students. As theoretical contributions are used contemporary studies relating to the YAE and to the contextualization of the History of Mathematics in Mathematics Education. The object of the research consists of a pedagogical practice performed with students from the state schools of the RS, in which the researcher acted all, telling stories of mathematics written by her. The path of research, on the other hand, consists of the observation and description of the reaction of the students during the classes in which included stories and in the subsequent lessons. The analysis of the material recorded shows that the stories can occur of the student’s curiosity by certain subject transforming the class in a discussion environment, or will can awakes curiosities in the course of its narrative increasing the learning. It stands out, also, that the involvement of the student in class often appears from identification with the characters of the story, making the teaching cheaper and encouraging, in other words, by facilitating the learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectHistory of mathematicsen
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectYAEen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleContando histórias de matemática em aulas de EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871972pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples