Avaliação neuropsicológica e cognitiva dos transtornos do espectro autista : revisão sistemática da literatura
Fecha
2012Tutor
Co-director
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática das publicações brasileiras entre 2005 e 2012, envolvendo a avaliação neuropsicológica e/ou cognitiva em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com base nos critérios de inclusão desta pesquisa, nove estudos foram encontrados, a partir dos termos “avaliação”, “avaliação neuropsicológica”, “avaliação cognitiva”, “função executiva” e “cognição” combinado aos termos “autismo” e “transtorno de Asperg ...
O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática das publicações brasileiras entre 2005 e 2012, envolvendo a avaliação neuropsicológica e/ou cognitiva em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com base nos critérios de inclusão desta pesquisa, nove estudos foram encontrados, a partir dos termos “avaliação”, “avaliação neuropsicológica”, “avaliação cognitiva”, “função executiva” e “cognição” combinado aos termos “autismo” e “transtorno de Asperger”, nos indexadores PEPSIC, SciELO, Index Psi e LILACS. Os resultados demonstraram que, em relação à avaliação neuropsicológica, a função executiva foi a mais investigada. Com base nesses resultados foi possível concluir que há uma tendência de disfunções executivas nos TEA e que há uma diversidade teórica e metodológica nas publicações nacionais. ...
Abstract
This study aimed to perform a systematic review of the Brazilian publications about the neuropsychological /cognitive assessment in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD), between 2005 and 2012. After taking into account the inclusion criteria of this research, nine studies were found, using the terms "evaluation", "neuropsychological assessment", "cognitive assessment", "executive function" and "cognition" combined with "autism" and "Asperger disorder" in PEPSIC, SciELO, ...
This study aimed to perform a systematic review of the Brazilian publications about the neuropsychological /cognitive assessment in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD), between 2005 and 2012. After taking into account the inclusion criteria of this research, nine studies were found, using the terms "evaluation", "neuropsychological assessment", "cognitive assessment", "executive function" and "cognition" combined with "autism" and "Asperger disorder" in PEPSIC, SciELO, LILACS and INDEXPsi databases. The results showed that the executive function was the most neuropsychological factor investigated. It was concluded that there is a tendency to executive dysfunctions in ASD and also that there is a theoretical and methodological diversity in national publications. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Transtornos do Desenvolvimento.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License