Comportamento dinâmico de modelo de ônibus sob manobra direcional
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Dynamic behaviour of bus model during direction change
Resumo
Neste trabalho busca-se a confirmação de um modelo matemático de suspensão de ônibus a ar disponível na literatura para fins de simulação dinâmica de manobras direcionais. São apresentados os componentes do sistema de suspensão do ônibus e aplicadas as devidas simplificações ao equacionamento. Após isso são montadas as matrizes características do sistema. A programação do modelo é feita em Matlab® e a confirmação é testada através da comparação dos resultados com os obtidos no Trucksim®, um sof ...
Neste trabalho busca-se a confirmação de um modelo matemático de suspensão de ônibus a ar disponível na literatura para fins de simulação dinâmica de manobras direcionais. São apresentados os componentes do sistema de suspensão do ônibus e aplicadas as devidas simplificações ao equacionamento. Após isso são montadas as matrizes características do sistema. A programação do modelo é feita em Matlab® e a confirmação é testada através da comparação dos resultados com os obtidos no Trucksim®, um software comercial. Por fim, é comentada a equivalência dos modelos. ...
Abstract
The objective of this project is to confirm a mathematical model available in the literature of an air suspension as found in a bus. The model is optimized for dynamic simulations of maneuvers on a smooth road. The suspension components are presented, as well as the simplifications that will be assumed. Then, the mass, stiffness and damping matrices are built. The programming is made in Matlab® and the confirmation is tested through comparison of the results to those generated on a commercial s ...
The objective of this project is to confirm a mathematical model available in the literature of an air suspension as found in a bus. The model is optimized for dynamic simulations of maneuvers on a smooth road. The suspension components are presented, as well as the simplifications that will be assumed. Then, the mass, stiffness and damping matrices are built. The programming is made in Matlab® and the confirmation is tested through comparison of the results to those generated on a commercial software called TruckSim®. Finally, the equivalence between the models is commented. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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