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dc.contributor.advisorGrijó, Luiz Albertopt_BR
dc.contributor.authorDevincenzi, Diego Speggiorinpt_BR
dc.date.accessioned2013-02-07T01:40:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66291pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata do processo da institucionalização do ensino médico no Rio Grande do Sul, tendo como foco a Faculdade de Medicina de Porto Alegre, durante a Iª República. Analisando a instituição através de uma dinâmica sócio-histórica ampla, procurei entender os caminhos que levaram à implantação do ensino médico no estado, centrando nas ações dos indivíduos que participaram de tal percurso, em especial, os professores da escola em destaque. Compreendi que para além dos processos formais ligados ao funcionamento de uma instituição de nível superior, ensinar medicina era um processo sujeito às aspirações, estratégias e objetivos desses lentes que iam para além da formação “profissional” dos estudantes. Esse cenário marca a atividade médica como uma esfera de atuação sujeita a diversas interferências e forças sociais, que acabam por constituí-la no período em estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis work discusses the process of institutionalization of medicine in Rio Grande do Sul, focusing on the Faculty of Medicine of Porto Alegre, during the First Republic. Analyzing the institution through a wide dynamic socio-historical, I tried to understand the paths that led to the deployment of medical education in the state, focusing on the actions of individuals who participated in this course, especially the professors highlighted. I realized that in addition to the formal processes associated with the operation of an institution of higher education, teaching Medicine was a process subject to the aspirations, strategies and objectives of these masters that went beyond training "professional" students. This scenario marks the medical activity as a sphere of action subject to various interferences and social forces that form it during the study period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectEnsino médicopt_BR
dc.subjectFacultyen
dc.subjectFormação médicapt_BR
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectFaculdade de Medicina de Porto Alegrept_BR
dc.subjectPrimeira Repúblicapt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.title"Esculápios" em formação : o processo de institucionalização do ensino médico no Rio Grande do Sul (1898-1932)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000870755pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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