Browsing Administration by Subject "Administração estratégica"
Now showing items 1-17 of 17
-
Adaptação de estratégias frente às mudanças no mercado de telecomunicações no Brasil : um estudo de caso em empresa fornecedora de equipamentos de transmissão de dados
(2001) [Dissertation]Este trabalho tem por objetivo mostrar a adaptação das estratégias de uma empresa fornecedora de equipamentos de transmissão de dados, a PARKS S/A COMUNICAÇÕES DIGITAIS, frente às mudanças do mercado de telecomunicações ... -
Competências organizacionais alinhadas à estratégia e aos processos empresariais
(2003) [Dissertation]Esta dissertação possuiu duas intenções: estudar um instrumento de crescimento empresarial e elaborar uma metodologia para identificar e capturar as competências de uma empresa, em específico. O instrumento de crescimento ... -
Desenvolvimento de um modelo de análise multicriterial para justificativa de investimentos em tecnologia da informação
(2000) [Dissertation]A justificativa de investimentos em Tecnologia da Informação (TI) é um processo de decisão estratégico. Contudo, muitos tomadores de decisão, dada a complexidade dos problemas, acabam por reduzi-lo a um único critério, ... -
Desenvolvimento de um modelo de negócios para uma indústria diversificada atuando em mercados fragmentados
(2003) [Dissertation]Uma das estratégias utilizadas pelas empresas industriais, no seu processo de crescimento, é a diversificação de produtos e mercados de atuação. Se esta diversificação não for bem conduzida, muito cedo a empresa vai enfrentar ... -
Estratégia tecnológica e competitividade : o caso da Marcopolo
(2000) [Dissertation]A relação entre tecnologia e competitividade é um ponto importante que desperta interesse acadêmico e prático sobre o assunto. Este estudo procura entender a função tecnologia num setor industrial com características ... -
Um estudo de caso sobre a formação do pensamento estratégico em pequenas empresas de software
(2008) [Dissertation]Este trabalho é um estudo exploratório sobre o processo de formação do pensamento estratégico em empresas de tecnologia de informação. O estudo se justifica pelo fato das empresas terem dificuldade em interpretar o ambiente ... -
Estudo e construção de cenários para a telefonia móvel celular no contexto brasileiro
(2003) [Dissertation]A telefonia móvel celular no Brasil vem passando por uma série mudanças, as quais exigem das empresas deste setor um comportamento de antecipação e adaptação. As empresas precisam estar preparadas para entender os sinais ... -
Fatores-chave para o planejamento de projetos de interação móvel entre empresa e cliente
(2009) [Dissertation]A massificação da comunicação digital móvel é uma das forças tecnológicas recentes mais importantes. Além da rápida disseminação entre as pessoas, as organizações vêm adotando cada vez mais a interação móvel com seus ... -
Fatores que têm influência na implementação de planos estratégicos : o caso de uma universidade privada do Rio Grande do Sul
(2002) [Dissertation]Este trabalho visa a identificar fatores que têm influência na implementação de planos estratégicos, através da realização de um estudo de caso em uma universidade privada do Rio Grande do Sul - a Universidade do Vale do ... -
Formação de estratégias em hospital psiquiátrico público
(1993) [Dissertation]O autor efetua um estudo de formaçâo de estratégias num hospital psiquiátrico público, baseado livremente na metodologia de pesquisa proposta por MINTZBERG. A investigação considera um período de tempo que se estende da ... -
A gestão dos clubes de futebol como clube empresa : estratégias de negócio
(2000) [Dissertation]O esporte e, principalmente, o futebol, como negócio, tem evoluído muito nos últimos tempos. A indústria do esporte movimenta, anualmente, US$ 250 bilhões no mundo. No Brasil, o negócio do esporte está em fase de grande ... -
Indicadores sistêmicos compreendendo o desempenho organizacional com o uso do paradigma sistêmico : um estudo aplicado ao Balanced Scorecard de empresa da indústria do refino de petróleo
(2006) [Dissertation]O Balanced Scorecard se apresenta como um sistema de avaliação de desempenho que integra os resultados da estratégia, orienta o desempenho atual e incorpora os vetores do desempenho futuro, podendo ser utilizado como um ... -
A micro e pequena empresa brasileira exportadora e a formação de vantagens competitivas sustentáveis : estudo de casos
(2007) [Dissertation]O presente trabalho buscou, através de um estudo múltiplo de casos, explanar o processo de internacionalização da micro e pequena empresa brasileira, identificando os principais indutores desse fenômeno e analisando a ... -
Monitoramento da gestao estrategica como emprego de indicadores : o caso de tres hospitais
(1997) [Dissertation]Baseado em estudo exploratório, este trabalho pretende desenvolver e aplicar um procedimento de follow-up da gestão estratégica em três hospitais do Rio Grande do Sul, empregando para isto a noção de Indicadores Estratégicos ... -
Motivação à inovação de produtos : um estudo nas empresas industriais metal-mecânicas de Caxias do Sul
(2002) [Dissertation]A intensidade da concorrência mundial, tem exigindo que as empresas repensem suas estratégias, a fim de conseguir competitividade, lucratividade e, ao mesmo tempo, prosperarem nesse ambiente. Isso vem despertando interesse ... -
Proatividade de mercado : construção de um modelo teórico
(2009) [Thesis]Esta tese aborda o tema da proatividade de mercado, enfocando sua formulação e implementação. De forma específica, engloba a construção de um modelo teórico exibindo os antecedentes, ações e consequências relacionados a ... -
Recursos e capabilidades estratégicos na indústria moveleira de Bento Gonçalves - RS
(2007) [Dissertation]Fundamentado na Teoria da Visão da Firma Baseada em Recursos (VBR), este estudo teve o objetivo de identificar, avaliar e analisar os diversos recursos (tangíveis e intangíveis) e as diferentes capabilidades encontrados ...