Navegação Administração por Autor "Nakayama, Marina Keiko"
Resultados 1-20 de 27
-
As acusacoes de desvio feitas pelo administrador que podem configurar uma possivel demissao do empregado
Nakayama, Marina Keiko (1991) [Dissertação]O presente trabalho teve como objetivos verificar quais as acusações de desvio feitas pelo administrador que podem configurar uma possível demissão do empregado e, com base na leitura da cultura da organização pesquisada, ... -
Análise da gestão do líder formal em relação à implementação da mudança organizacional : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Lara Cañizares, Juan Carlos (2001) [Dissertação]Esta pesquisa analisa a gestão do líder formal em relação às mudanças acontecidas em sete Unidades de Ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as quais decidiram unir seus ambientes de trabalho, pela ... -
Análise do processo de avaliação de desempenho de consultores do SEBRAE/RS
Valadares, Marco Antônio (2002) [Dissertação]Uma das estratégias do SEBRAE é atuar com consultores, prestadores de serviços externos ao quadro de funcionários, agilizando e especializando o atendimento a clientes; devido a uma equipe interna enxuta e multifuncional ... -
A competência gerencial nos conflitos interpessoais
Falk, Maria Lúcia Rodrigues (2000) [Dissertação]Esta pesquisa aborda as questões relativas ao gerenciamento de situações conflituosas dentro de instituições, no caso o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A existência do conflito é inerente às relações de trabalho, ... -
Competências gerenciais e os gestores hospitalares
Faingluz, Jackes (2001) [Dissertação]Esta pesquisa aborda as questões relativas à competência dos gestores hospitalares, aqui inseridos os diretores e gerentes das três instituições hospitalares trabalhadas. A competência essencial, as competência gerencial ... -
Comprometimento de trabalhadores terceirizados em um estudo de caso em duas empresas de prestação de serviços
Castro, Renan Ribeiro da Silva de (2002) [Dissertação]O presente estudo buscou analisar, qualitativamente, as práticas de trabalho e comprometimento dos trabalhadores de duas empresas prestadoras de serviços, aqui denominadas de empresas contratadas, em relação a uma universidade, ... -
Construção de uma nova proposta de sistema de avaliação de desempenho dos servidores técnicos administrativos da Fundação de Ensino Superior de São João Del-Rei (FUNREI)
Silva, Magda Valéria (2001) [Dissertação]Este estudo de caso tem por objetivo elaborar uma proposta de sistema de avaliação de desempenho que, adequado à administração pública gerencial que vem sendo implementada no país pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho ... -
A construção de um processo de avaliação do sistema de educação a distância do SENAC EAD/RS e a busca de suas possíveis interfaces com os critérios de excelência da fundação nacional da qualidade
Oliveira, Paulo Cristiano de (2006) [Dissertação]As organizações têm buscado conquistar vantagem competitiva sustentável. Nesse sentido, diversas técnicas gerenciais têm sido utilizadas, destacando-se os Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (CE-FNQ). ... -
Criação de conhecimento em propriedades rurais no Rio Grande do Sul, Brasil e em Queensland, Austrália
Binotto, Erlaine (2005) [Tese]A realidade de mudanças no agronegócios requer novas ferramentas gerenciais dos proprietários rurais e o conhecimento ganha importância como fator gerador de diferencial competitivo. O objetivo desta tese é desenvolver um ... -
Critérios e indicadores de desempenho para sistemas de treinamento corporativo virtual : um modelo para medir resultados
Schröeder, Christine da Silva (2005) [Dissertação]O presente estudo tem por objetivo principal a identificação de critérios e indicadores essenciais de avaliação para sistemas de treinamento corporativo virtual. A motivação para a realização deste estudo surgiu em decorrência ... -
Desenvolvimento de um sistema de avaliação de e-learning corporativo
Pilla, Bianca Smith (2007) [Tese]No atual e dinâmico ambiente corporativo, a necessidade de aprendizagem requer um processo contínuo. O e-learning é um meio que tem facilitado isso e que está aumentando nas empresas. Após o boom do e-learning, já é tempo ... -
A dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicações
Pilla, Bianca Smith (2002) [Dissertação]Este estudo verifica como são considerados os aspectos humanos nas estratégias de Treinamento e Desenvolvimento do Sistema de Ensino a Distância (EAD) de uma empresa do setor de telecomunicações. A análise tomou como base ... -
Efeitos no comportamento dos funcionários de uma empresa de jóias com a implantação de um programa de participação nos lucros e resultados
Gheller, José Antônio (2001) [Dissertação]O objetivo deste estudo é descrever a implantação de um Programa de Participação nos Lucros e Resultados na empresa Gheller Artefatos de Metais Ltda. e verificar se o programa influiu no comportamento de trabalho de seus ... -
O estresse de equipes de enfermagem que atuam em unidades de centro cirúrgico nos hospitais da cidade de Ijuí
Stumm, Eniva Miladi Fernandes (2000) [Dissertação]O trabalho tem o objetivo de identificar e comparar fatores organizacionais estressores das equipes de enfermagem que atuam nos centros cirúrgicos dos hospitais (um de pequeno e um de grande porte), bem como as fases de ... -
Formas de atuação de entidades sindicais do RGS : estudo comparativo entre sindicatos vinculados à CUT e a Força Sindical
De Re, Cesar Augusto Tejera (2000) [Dissertação]O presente trabalho tem como objetivos identificar a percepção dos líderes sindicais frente às mudanças que estão sendo propostas na estrutura sindical brasileira e na flexibilização de direitos sociais e compreender o ... -
O gerenciamento de riscos na prevenção de perdas trabalhistas : um estudo de caso no Grupo Eberle Mundial
Metz, Susana (2003) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo geral verificar como uma empresa gerencia seus riscos trabalhistas com vistas a preveni-los. É um estudo de caso único, de natureza descritiva e qualitativa. Foi desenvolvido junto ao Grupo ... -
Gestão de recursos humanos orientada ao comprometimento : a prática em cooperativas do noroeste do RS
Drews, Gustavo Arno (2000) [Dissertação]O presente estudo tem como questão central verificar se as práticas de gestão de recursos humanos aplicadas em duas cooperativas de produção do noroeste do RS, especificamente a Cotrijuí e a Cotripal, estão orientadas ao ... -
"Gestor de quem?" A contribuição do bibliotecário para a gestão de pessoas da organização : um estudo de caso
Soares, Monica Fonseca (2007) [Dissertação]O bibliotecário exerce papéis técnicos e gerenciais e no exercício de atividades ligadas à gerência desenvolve um perfil profissional, conhecimentos e habilidades que podem influenciar na sua contribuição para a gestão de ... -
Identificação das competências organizacionais de uma empresa do segmento eletro-eletrônico : caso Spring Carrier
Schemes, Edinei de Souza (2002) [Dissertação]O presente estudo tem como objetivo identificar as competências organizacionais essenciais da Springer Carrier Ltda. Os sujeitos da pesquisa realizada foram os executivos de primeira linha, gerentes de segunda linha, ... -
Impacto do programa de qualidade total no controle organizacional da Cooperativa Regional Tritícola Serrana Ltda. - COTRIJUÍ - Unidade de Dom Pedrito-RS
Silva, Simone Severo Fagundes da (2001) [Dissertação]Este trabalho analisa o impacto do Programa de Qualidade Total no Controle Organizacional da Cooperativa Regional Tritícola Serrana Ltda - COTRIJUÍ - Unidade de Dom Pedrito, RS. Tomou-se por base a abordagem estruturalista, ...