Aquisição do sistema ortográfico : desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos
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Date
2012Type
Title alternative
Acquisition of the orthographic system : proficiency in written expression and classification of orthographic errors
Abstract in Portuguese (Brasil)
Objetivo: analisar o desempenho na expressão escrita e classificar os erros da produção ortográ¬fica que ocorrem durante as quatro primeiras séries do ensino fundamental, identificando os erros ortográficos mais freqüentes e descrevendo a evolução dos mesmos, comparando-os por série e gênero. Método: foi realizado um estudo transversal na população de alunos de 1ª a 4ª série de uma escola estadual do município de Porto Alegre. Foram avaliados 214 sujeitos por meio do ditado de palavras do subte ...
Objetivo: analisar o desempenho na expressão escrita e classificar os erros da produção ortográ¬fica que ocorrem durante as quatro primeiras séries do ensino fundamental, identificando os erros ortográficos mais freqüentes e descrevendo a evolução dos mesmos, comparando-os por série e gênero. Método: foi realizado um estudo transversal na população de alunos de 1ª a 4ª série de uma escola estadual do município de Porto Alegre. Foram avaliados 214 sujeitos por meio do ditado de palavras do subteste da escrita do Teste de Desempenho Escolar. Resultados: foram observados maiores níveis de suficiência no domínio da expressão escrita nas séries iniciais; os sujeitos da 4ª série demonstraram dificuldade no domínio das regras de acentuação. Por meio da análise do ditado, constatou-se que os erros de representações múltiplas (14,76%) foram os mais freqüentes nesta população. Quando comparado os diferentes tipos de erros ortográficos verificados nas quatro séries em conjunto, observou-se que houve diferença significante entre as mesmas no decorrer das séries (P<0,05), exceto para os erros de junção-separação (P=0,09), confusão nas terminações am x ão (P=0,36) e confusão entre letras parecidas (P=0,27). Houve maior freqüência de erros ortográficos e menor domínio na expressão escrita para o gênero masculino, mas estatisticamente esta diferença não foi significante. Conclusão: os erros ortográficos tenderam a diminuir progressivamente com a escolaridade, entretanto o mesmo não ocorreu com o nível de suficiência no domínio da expressão escrita que envolve regras contextuais complexas. ...
Abstract
Purposes: to analyze the proficiency in written expression, classifying the errors of orthographic production, which occurs during the first four grades of elementary school, identifying the most frequent and monitoring their developments, comparing the performance by grade and by gender. Method: a cross-sectional study was conducted in the population of students from 1st to 4th grade, in the city of Porto Alegre. 214 subjects were assessed by the standardized saying of the School Performance T ...
Purposes: to analyze the proficiency in written expression, classifying the errors of orthographic production, which occurs during the first four grades of elementary school, identifying the most frequent and monitoring their developments, comparing the performance by grade and by gender. Method: a cross-sectional study was conducted in the population of students from 1st to 4th grade, in the city of Porto Alegre. 214 subjects were assessed by the standardized saying of the School Performance Test. Results: we found higher sufficiency levels in the field of writing for the initial series. On the 4th grade the level of performance was considered to be lower with grammar emphasis’ rules. Analyzing the test, it was evidenced that the errors of multiple representations, were the most frequent in this population. When the different types of orthographic errors of the four grades were analyzed together, we observed that there was a significant difference between them (P<0.05), except for the errors of joining and separating (P=0.09), confusion in the endings am x ão (P=0.36), oral/silent exchanges and confusion with letters alike (P=0.27). There were more orthographic errors and less written expression domain for male gender, but it was not statistically significant. Conclusion: analysis results show that orthographic errors had a moderate reduction for students in the 4th grade, however, the same did not occur with the level of sufficiency in the domain of the written expression that involves complex contextual rules. ...
In
Revista CEFAC. São Paulo. Vol. 14, n. 1 (jan./fev. 2012), p. 39-45
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National
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