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dc.contributor.advisorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.contributor.authorCouto, Mariana Andrade Ribeiro dopt_BR
dc.date.accessioned2012-12-11T01:38:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61832pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo pretende demonstrar as mudanças que a administração pública vem sofrendo, as quais são essenciais ao seu desenvolvimento e à sua modernização. Surgiu, com isso, a necessidade desta pesquisa, que trata da análise acerca da negociação coletiva e da ferramenta administrativa conhecida como gestão por competências. A pesquisa é de natureza qualitativa, através de estudo de caso exploratório e descritivo, sendo analisada a mesa de negociação ocorrida na Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos. Não há como promover o desenvolvimento do serviço público sem capacitar seus servidores; assim, ambas as ferramentas citadas anteriormente, são de excepcional importância, considerando que se manifestou a exigência de efetivar levantamentos reais de necessidade de capacitação e alocação de mão-de-obra. É necessário, também, utilizar de forma eficaz e eficiente as competências individuais de cada membro da equipe, com a finalidade de promover serviços que atinjam as metas estipuladas pelos órgãos. A questão de pesquisa que conduziu a realização do estudo foi: identificar e qualificar competências necessárias para a atuação dos negociadores da mesa de negociação da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos. Além disso, foram analisadas as competências essenciais aos negociadores da mesa, bem como as competências de que não dispõem, com intento de implementar um processo negocial mais satisfatório. O processo negocial em epígrafe foi bastante conveniente, eliminando vários problemas existentes à época, inclusive uniformizando a situação dos servidores municipais e municipalizados no que se referem a salários, benefícios e condições de trabalho, o que impulsionou o avanço da democratização das normatizações trabalhistas, não somente da categoria, mas de todo o serviço público. Verificou-se que os negociadores em análise não possuíam experiência neste ramo (negociação), até porque foram pioneiros, o que não causou prejuízos imediatos, mas isso pode ter provocado sua interrupção. Todavia, possuíam conhecimentos gerais e teóricos, que são informações relativas à formação, objetivo, organização e limitações das partes, trazendo muitos resultados; contavam, também, com habilidades e atitudes suficientes para tornar a negociação satisfatória. Não obstante, operou somente no período de 1993 a 1997, na gestão da Prefeita Municipal Ângela Guadagnin, findando na gestão seguinte.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.titleGestão por competências : aplicação aos negociadores da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000866975pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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