Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem por finalidade levantar questões acerca da noção de mediação e de sua repercussão enquanto prática de ensino não-formal em artes visuais, a partir da experiência da Bienal do Mercosul. Essas questões são analisadas tendo como referência principal o conceito de experiência de Jorge Larrosa. Também são abordados aspectos da competência metafórica da obra de arte (Bernd Fichtner); o conceito de apoio diretivo (a partir de obra de arte de Marcelo Scalzo); o conceito de cultu ...
O presente trabalho tem por finalidade levantar questões acerca da noção de mediação e de sua repercussão enquanto prática de ensino não-formal em artes visuais, a partir da experiência da Bienal do Mercosul. Essas questões são analisadas tendo como referência principal o conceito de experiência de Jorge Larrosa. Também são abordados aspectos da competência metafórica da obra de arte (Bernd Fichtner); o conceito de apoio diretivo (a partir de obra de arte de Marcelo Scalzo); o conceito de cultura visual e sua vinculação aos Estudos da Cultura Visual (Fernando Hernández); e são utilizadas ainda outras obras de arte como forma de ilustração de alguns desses conceitos, bem como depoimentos de alunos que ajudam a situar a mediação no contexto educacional. O trabalho busca verificar como a mediação participa da educação em artes visuais (enquanto ensino não-formal), e refletir sobre o resultado das relações entre alunos e obras de arte, ou do público em geral e a produção artística, através da atuação da mediação. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Estudos Culturais e os Currículos Contemporâneos na Educação Básica.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License