Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Erica Guedes dospt_BR
dc.date.accessioned2012-12-06T01:42:29Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61760pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de observar como a construção social da masculinidade e da feminilidade é significada e vivenciada nas relações que as crianças estabelecem durante os momentos livres de brincadeiras no pátio em uma instituição escolar de Porto Alegre. Para isso, foi utilizada como metodologia uma pesquisa qualitativa, com inspiração etnográfica, apoiada nos estudos culturais e de gênero, aliados à perspectiva pós-estruturalista. O material empírico constituiu-se de observações das brincadeiras livres no pátio da escola, feitas durante 11 dias intercalados, nos meses de abril, maio e junho de 2011. Com este estudo, foi possível visualizar que, através das brincadeiras, as crianças transitam e atravessam as fronteiras de gênero, utilizando estratégias, como a fantasia e o jogo simbólico, e criando mecanismos para burlar as estruturas que, de formas sutis, ensinam desde cedo os modos de ser menina e de ser menino, presentes nas instituições sociais e naturalizados pela cultura. Sendo assim, os que trabalham na instituição escola, que é um ambiente privilegiado na construção do gênero, devem estar atentos e vigilantes, no dia a dia de suas práticas, para poder questionar, intervir e propor uma nova possibilidade de constituição do sujeito, transformando significados culturais estabelecidos.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene la finalidad de observar cómo la construcción social de la masculinidad y de la feminidad se expresa y con experiencia en las relaciones que los niños establecen en los momentos libres jugando en el patio en una institución escolar de Porto Alegre. Para esto se utilizó una metodología de investigación cualitativa, inspirada en los estudios etnográficos con el apoyo de la diversidad cultural y de género aliados a la perspectiva post-estructuralista, y las observaciones empíricas de juego libre en el patio de la escuela, realizado durante 11 días intercalados en los meses de abril, mayo y junio de 2011. Con este estudio pude observar que a través de los juegos los niños pasan y atraviesan los límites del género, con el uso de estrategias como el juego simbólico y la fantasía y la creación de mecanismos para engañar las estructuras que, de forma sutil, enseñan desde muy temprana edad los modos de ser niña o niño, presentes en las instituciones sociales y naturalizados por la cultura. Por lo tanto, los que trabajan en la institución escolar, que es un entorno privilegiado en la construcción del género, deben estar atentos y vigilantes en su práctica cotidiana para poder cuestionar, intervenir y proponer una nueva posibilidad de constitución del sujeto, transformando significados culturales establecidos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectInfanciaes
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEl sexoes
dc.subjectJugar en el patio de recreoes
dc.subjectRecreiopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLa educación de los niñoses
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.titleComo meninas e meninos interagem nos momentos de brincadeiras livres no pátio em uma escola infantil de Porto Alegre?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000866113pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gêneropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples