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dc.contributor.advisorSchmidt, Rita Terezinhapt_BR
dc.contributor.authorNickel, Vivianpt_BR
dc.date.accessioned2012-12-04T01:38:34Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61717pt_BR
dc.description.abstractEm pleno século XXI, assistimos ao surgimento do romance A Mercy (2008), da norte-americana Toni Morrison, que invoca o passado de povos que estiveram historicamente às margens da cultura nacional norte-americana. A Mercy retorna a história da colonização anglo-saxõnica do século XVII, para contar, a partir dos viés do trauma, a história de Florens, que ainda menina é oferecida pela mãe, no lugar de seu irmão menor, para pagamento de dívidas do dono da plantação. O romance marca o envolvimento por parte de Toni Morrison em um projeto estético-político que visa resgatar a história das relações raciais nos Estados Unidos pelo viés do trauma. Este estudo apontacomo, a partir do redirecionamento do foco para a interioridade da experiência histórica - a história como trauma -, Morrison possibilita um encontro diferenciado com um passado historicamente silenciado, através de estratégias textuais que mobilizam não apenas a razão, a percepção crítica do leitor, mas que transformam o ato da leitura numa experiência vivida revelando o potencial da literatura para transformar as relações humanas.pt_BR
dc.description.abstractToni Morrison’s latest novel A Mercy (2008), evokes the past of peoples that were historically confined to the margins of the American culture. Morrison goes back to the period of the Anglo-Saxon colonization in the 17th century to tell the story of Florens, who is offered by her mother as the payment of a debt by the plantation owner. Florens’ story is narrated from the point of view of trauma, an aspect that highliths Toni Morrison’s commitment to a political-aesthetical project to recover the history of racial relations in the United States from an inner perspective. This thesis shows how Morrison’s text allows for a different encounter with a historically silenced past, focusing on the interiority of historical experience – i.e., on history as a trauma. Through multiple textual strategies, Morrison’s novel mobilize not only the reader’s critical perception but transform the act of reading into a living experience, one that can reveal the power of literature to change human relations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMorrison, Toni, 1931-2019. A mercypt_BR
dc.subjectTraumaen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectLiteratura afro-americanapt_BR
dc.subjectLiteratura norte-americanapt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectRaceen
dc.subjectCultura norte-americanapt_BR
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectColonização inglesapt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMemória literáriapt_BR
dc.titleTrauma, memória e história em A Mercy, de Tony Morrisonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000865266pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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