Trauma, memória e história em A Mercy, de Tony Morrison
dc.contributor.advisor | Schmidt, Rita Terezinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Nickel, Vivian | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-12-04T01:38:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/61717 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em pleno século XXI, assistimos ao surgimento do romance A Mercy (2008), da norte-americana Toni Morrison, que invoca o passado de povos que estiveram historicamente às margens da cultura nacional norte-americana. A Mercy retorna a história da colonização anglo-saxõnica do século XVII, para contar, a partir dos viés do trauma, a história de Florens, que ainda menina é oferecida pela mãe, no lugar de seu irmão menor, para pagamento de dívidas do dono da plantação. O romance marca o envolvimento por parte de Toni Morrison em um projeto estético-político que visa resgatar a história das relações raciais nos Estados Unidos pelo viés do trauma. Este estudo apontacomo, a partir do redirecionamento do foco para a interioridade da experiência histórica - a história como trauma -, Morrison possibilita um encontro diferenciado com um passado historicamente silenciado, através de estratégias textuais que mobilizam não apenas a razão, a percepção crítica do leitor, mas que transformam o ato da leitura numa experiência vivida revelando o potencial da literatura para transformar as relações humanas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Toni Morrison’s latest novel A Mercy (2008), evokes the past of peoples that were historically confined to the margins of the American culture. Morrison goes back to the period of the Anglo-Saxon colonization in the 17th century to tell the story of Florens, who is offered by her mother as the payment of a debt by the plantation owner. Florens’ story is narrated from the point of view of trauma, an aspect that highliths Toni Morrison’s commitment to a political-aesthetical project to recover the history of racial relations in the United States from an inner perspective. This thesis shows how Morrison’s text allows for a different encounter with a historically silenced past, focusing on the interiority of historical experience – i.e., on history as a trauma. Through multiple textual strategies, Morrison’s novel mobilize not only the reader’s critical perception but transform the act of reading into a living experience, one that can reveal the power of literature to change human relations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Morrison, Toni, 1931-2019. A mercy | pt_BR |
dc.subject | Trauma | en |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Literatura afro-americana | pt_BR |
dc.subject | Literatura norte-americana | pt_BR |
dc.subject | History | en |
dc.subject | Race | en |
dc.subject | Cultura norte-americana | pt_BR |
dc.subject | Narrative | en |
dc.subject | Colonização inglesa | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Romance | pt_BR |
dc.subject | Crítica literária | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Memória literária | pt_BR |
dc.title | Trauma, memória e história em A Mercy, de Tony Morrison | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000865266 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Letters (1771)