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dc.contributor.advisorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorDziobczenski, Paulo Roberto Nicolettipt_BR
dc.date.accessioned2012-11-15T01:39:21Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61005pt_BR
dc.description.abstractO aumento constante das opções de produtos e serviços à disposição da população tem forçado as empresas a competir cada vez mais em seus mercados. Neste sentido, o papel do design nos negócios tem colaborado na tarefa de promover a inovação e os diferenciais competitivos dos produtos e serviços. A gestão de design surge como uma forma de implantar o design de maneira formal nas organizações, com o intuito de atingir os objetivos organizacionais, sendo um processo de apoio ao processo de desenvolvimento de produto. É neste cenário que se desenvolve esta pesquisa, como uma maneira de contribuir com as discussões em gestão de design, processo de desenvolvimento de produtos e indicadores de desempenho, desenvolvendo diretrizes para a seleção de indicadores aplicados a gestão de design. Para isso foram realizados estudos de caso em três empresas desenvolvedoras de produtos com sede no Rio Grande do Sul. As conclusões apontam que as empresas de diferentes setores da economia selecionam indicadores que demonstrem a produtividade da equipe, sua relação com os concorrentes e também que forneçam um retorno do cliente sobre os produtos lançados ao mercado. Com base nos estudos de caso, foram definidas sete diretrizes de seleção de indicadores, que iniciam na preparação dos colaboradores da empresa sobre o assunto, até a implantação do sistema de indicadores.pt_BR
dc.description.abstractThe steady increase in product options and services available to the population has forced companies to compete increasingly in their markets. In this sense, the role of design in business has collaborated in the task of promoting innovation and competitive edge of products and services. Design management emerges as a way to implement the design in a formal way in organizations in order to achieve organizational objectives and as an aid to the product development process. In this scenario this research is developed as a way to contribute to discussions in design management, product development process and performance indicators by developing guidelines for the selection of indicators applied to design management. To achieve the research goals, case studies were conducted in three product development companies based in Rio Grande do Sul (Brazil). The results indicate that companies from different sectors of the economy select indicators that demonstrate the team's productivity, its relation to competitors and also to provide customer feedback about the products launched in the market. Based on case studies, seven guidelines for selecting indicators were established, ranging from the preparation of employees for the subject to the implementation of the indicator system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectDesign managementen
dc.subjectProduct development processen
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectPerformance indicatorsen
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.titleDiretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtospt_BR
dc.title.alternativeGuidelines for proposing a system of indicators for the management of design in product development companies en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.identifier.nrb000863905pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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