Navegação Psicologia Social e Institucional por Assunto "Ensino fundamental"
Resultados 1-5 de 5
-
O cultivo do devir-consciente na aprendizagem da matemática
(2010) [Dissertação]Baseada na abordagem da cognição enativa (VARELA, F.,1990), a temática principal deste estudo tem como objetivo abordar o acesso e exploração dos conhecimentos pré-refletidos numa experiência vivida em primeira pessoa. ... -
Escola e modos de subjetivação : um estudo da passagem da quarta para a quinta série do ensino fundamental
(2005) [Dissertação]Esse estudo investigou os modos de subjetivação que se articulam na passagem da quarta para a quinta série do Ensino Fundamental. Buscou compreender os acontecimentos nesse momento da vida escolar que interferem na ... -
Experiências coletivas com tecnologias digitais : um encontro entre videogames e a cultura da mobilidade
(2016) [Dissertação]A presente pesquisa se constitui na intersecção entre os estudos da cognição propostos por Humberto Maturana e Francisco Varela, a cultura dos videogames e a mobilidade das tecnologias de informação e comunicação. Considerando ... -
Oficinas de construção de jogos digitais em etoys : aprender em movimento
(2014) [Dissertação]Este estudo, inserido no contexto das transformações e novas alfabetizações possibilitadas pela cultura digital, busca contribuir para a compreensão de processos de aprendizagem envolvidos na atividade de programação de ... -
"Tu não está ali, tu não existe" : violência psicológica e assédio moral vertical ascendente com docentes de ensino público
(2012) [Dissertação]Este estudo é resultado de pesquisa exploratória, sobre as relações conflituosas entre alunos e professores de quintas séries do ensino fundamental, em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande ...