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dc.contributor.advisorAbreu, Sabrina Pereira dept_BR
dc.contributor.authorMachado, Milene Pintopt_BR
dc.date.accessioned2012-11-08T01:37:51Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/60686pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é percebida nos dias atuais por estudantes do Ensino Básico, gramáticos e livros didáticos. Para fins de análise, adotou-se a Lei nº 11.645 de 2008, que torna obrigatório o ensino da cultura indígena em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como metodologia para a difusão do conhecimento acerca da presença de unidades lexicais de origem Tupi no léxico da LPB, propõe-se a construção de um dicionário desenvolvido juntamente com os alunos do Ensino Fundamental e que combine o uso de ferramentas computacionais do BrOffice, software livre, para o reconhecimento da presença de palavras de origem Tupi no léxico.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEtimologiapt_BR
dc.subjectLingua tupipt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.titleSobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000862247pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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