Ensino e divulgação de Ciências e Biologia : (re)contextualizar é preciso
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Os conhecimentos científicos produzidos pelo Homem circulam em diversas esferas sociais, entre as quais figuram as Instituições de Pesquisa, as Universidades, as Escolas, e os espaços informais na vida cotidiana das pessoas. Nessas esferas esses conhecimentos podem ser empregados com vários objetivos, como o Ensino e a Divulgação das Ciências. Os saberes, desde sua produção até sua tomada como objeto de ensino e divulgação, passam por diversas modificações, visando, em parte, a adequação dos me ...
Os conhecimentos científicos produzidos pelo Homem circulam em diversas esferas sociais, entre as quais figuram as Instituições de Pesquisa, as Universidades, as Escolas, e os espaços informais na vida cotidiana das pessoas. Nessas esferas esses conhecimentos podem ser empregados com vários objetivos, como o Ensino e a Divulgação das Ciências. Os saberes, desde sua produção até sua tomada como objeto de ensino e divulgação, passam por diversas modificações, visando, em parte, a adequação dos mesmos à esfera em que vão circular. Essas adequações e criações podem ser entendidas como decorrentes de um processo de recontextualização do conhecimento, uma vez que, muitas vezes, ele encontra-se deslocado de seu campo original. Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar quais mudanças sofre o conhecimento científico quando é tomado como um saber a ser ensinado e divulgado, usando como material empírico textos da revista de Divulgação Científica Ciência Hoje das Crianças. No âmbito metodológico, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada na análise de documentos. Nesse sentido, foram selecionados 10 textos da revista, pertinentes às seções intituladas “por que” e “você sabia” e relacionados à temática da microbiologia, escritos por pesquisadores e professores da área de ciências. Por meio da análise desse material, procurou-se identificar elementos característicos do discurso de Divulgação Científica, conforme realizado por Zamboni (2001) para textos voltados a adultos, a fim de entender que implicações esses elementos têm na compreensão do texto de divulgação e suas vantagens em uma possível aplicação em sala de aula. Os resultados obtidos permitiram estabelecer relações entre os textos analisados por Zamboni (2001) e os analisados nesta pesquisa, que, provavelmente, são decorrentes da recontextualização dos saberes empregada no discurso de Divulgação Científica. Todavia, por serem textos de Divulgação Científica para o público infantil, diversas particularidades foram observadas, como o uso extensivo de imagens para o apelo inicial à leitura, a recorrência marcante da interlocução direta com o leitor, a fim de incluí-lo no texto, uma grande presença de procedimentos explicativos e da contextualização dos conhecimentos científicos por meio de relações com o cotidiano das crianças. Foi observado que quanto à temática de microbiologia, os textos possibilitam discussões multidisciplinares, abordando tecnologia, saúde e ambiente, podendo, inclusive, ser explorados como material de apoio para as aulas de ciências. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1353)
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