Ensino e divulgação de Ciências e Biologia : (re)contextualizar é preciso
View/ Open
Date
2012Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os conhecimentos científicos produzidos pelo Homem circulam em diversas esferas sociais, entre as quais figuram as Instituições de Pesquisa, as Universidades, as Escolas, e os espaços informais na vida cotidiana das pessoas. Nessas esferas esses conhecimentos podem ser empregados com vários objetivos, como o Ensino e a Divulgação das Ciências. Os saberes, desde sua produção até sua tomada como objeto de ensino e divulgação, passam por diversas modificações, visando, em parte, a adequação dos me ...
Os conhecimentos científicos produzidos pelo Homem circulam em diversas esferas sociais, entre as quais figuram as Instituições de Pesquisa, as Universidades, as Escolas, e os espaços informais na vida cotidiana das pessoas. Nessas esferas esses conhecimentos podem ser empregados com vários objetivos, como o Ensino e a Divulgação das Ciências. Os saberes, desde sua produção até sua tomada como objeto de ensino e divulgação, passam por diversas modificações, visando, em parte, a adequação dos mesmos à esfera em que vão circular. Essas adequações e criações podem ser entendidas como decorrentes de um processo de recontextualização do conhecimento, uma vez que, muitas vezes, ele encontra-se deslocado de seu campo original. Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar quais mudanças sofre o conhecimento científico quando é tomado como um saber a ser ensinado e divulgado, usando como material empírico textos da revista de Divulgação Científica Ciência Hoje das Crianças. No âmbito metodológico, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada na análise de documentos. Nesse sentido, foram selecionados 10 textos da revista, pertinentes às seções intituladas “por que” e “você sabia” e relacionados à temática da microbiologia, escritos por pesquisadores e professores da área de ciências. Por meio da análise desse material, procurou-se identificar elementos característicos do discurso de Divulgação Científica, conforme realizado por Zamboni (2001) para textos voltados a adultos, a fim de entender que implicações esses elementos têm na compreensão do texto de divulgação e suas vantagens em uma possível aplicação em sala de aula. Os resultados obtidos permitiram estabelecer relações entre os textos analisados por Zamboni (2001) e os analisados nesta pesquisa, que, provavelmente, são decorrentes da recontextualização dos saberes empregada no discurso de Divulgação Científica. Todavia, por serem textos de Divulgação Científica para o público infantil, diversas particularidades foram observadas, como o uso extensivo de imagens para o apelo inicial à leitura, a recorrência marcante da interlocução direta com o leitor, a fim de incluí-lo no texto, uma grande presença de procedimentos explicativos e da contextualização dos conhecimentos científicos por meio de relações com o cotidiano das crianças. Foi observado que quanto à temática de microbiologia, os textos possibilitam discussões multidisciplinares, abordando tecnologia, saúde e ambiente, podendo, inclusive, ser explorados como material de apoio para as aulas de ciências. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License