Navegação Psicologia por Assunto "Reading"
Resultados 1-8 de 8
-
Compreensão leitora : fatores neuropsicológicos e ambientais no desenvolvimento da habilidade e nas dificuldades específicas em compreensão
(2012) [Tese]Esta pesquisa propôs-se a examinar a compreensão leitora de crianças, estabelecendo os seguintes objetivos: 1) discutir os modelos teóricos e experimentais da compreensão leitora; 2) elaborar um instrumento de avaliação ... -
Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
(2016) [Dissertação]Esta dissertação é composta por dois estudos conduzidos a fim de compreender de maneira integrada os fatores cognitivos/neuropsicológicos e ambientais relacionados ao desempenho em leitura (precisão e fluência) de crianças. ... -
Habilidades de literacia emergente e relação com processamentos lexicais de leitura e escrita na alfabetização infantil
(2022) [Dissertação]O objetivo geral desta dissertação foi investigar as associações entre as dimensões da literacia emergente e processamentos lexicais de leitura e escrita durante a alfabetização infantil no português. O primeiro estudo foi ... -
Indicadores de risco para dificuldades de aprendizagem da leitura e promoção dessas habilidades através do programa INELE – intervenção neuropsicológica da leitura e da escrita
(2019) [Tese]Esta tese abordou aspectos teóricos e empíricos do desenvolvimento da leitura, da identificação de risco de dificuldades na educação infantil e da promoção de habilidades de leitura e de escrita em crianças no 2º ano do ... -
Instrumento de avaliação neuropsicológica breve neupsilin : evidências de validade de construto e de validade incremental à avaliação neurológica
(2011) [Tese]O objetivo geral dessa investigação consistiu em contribuir com evidências de validade do NEUPSILIN. Os objetivos específicos foram: 1) revisar os procedimentos e as análises estatísticas empregadas na validação de ... -
Relações entre variáveis psicossociais e cognitivas e o desempenho em leitura em crianças de uma coorte populacional
(2010) [Dissertação]A leitura é um processo complexo, consequência de interações entre fatores ambientais, biológicos e cognitivos. Este estudo visou a investigar a relação entre fatores psicossociais (socioeconômicos e familiares) e cognitivos ... -
Sintomas de TDAH, desempenho neurocognitivo e nível socioeconômico em crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental
(2018) [Dissertação]A presente dissertação, em seu primeiro estudo, buscou comparar variáveis neuropsicológicas, cognitiva geral e nível socioeconômico (NSE) entre três grupos de crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental. O grupo com ... -
Transtornos de ansiedade, ansiedade de leitura e funções neuropsicológicas : conceitos, modelos teóricos e avaliação
(2021) [Dissertação]A presente dissertação é composta por 3 estudos. O primeiro estudo buscou apresentar evidências acerca das contribuições da neuropsicologia para os transtornos de ansiedade, especificamente da avaliação neuropsicológica e ...