Navegação Psicologia por Assunto "Autism"
Resultados 1-13 de 13
-
Aprimoramento e evidências de validade do protocolo de observação para crianças com suspeita de transtornos do espectro autista : um estudo preliminar
(2010) [Dissertação]O aumento da prevalência mundial dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) evidencia a necessidade de identificação e reabilitação precoces para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e famílias envolvidas. ... -
A busca pelo diagnóstico e tratamento do filho com autismo : a influência do coping e do apoio social e conjugal nos níveis de estresse dos pais
(2016) [Tese]Conhecer os fatores que facilitam ou retardam o processo diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde o reconhecimento dos sinais de alerta pelos pais até as dificuldades enfrentadas na busca pelo tratamento, ... -
Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
(2007) [Dissertação]A literatura atualmente existente sobre o autismo é farta de evidências sobre os prejuízos inerentes às características da síndrome. Em decorrência disso, surgem diversos questionamentos relativos à possibilidade de inclusão ... -
Comportamentos indicativos de apego em crianças com autismo
(2006) [Dissertação]O autismo é uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento infantil e apresenta múltiplas etiologias. Tem como sintomas típicos, aparentes antes do 3o ano de vida: prejuízo social, dificuldade na comunicação ... -
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
(2023) [Tese]A presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, ... -
Coparentalidade em famílias de adolescentes com autismo e comportamento agressivo
(2008) [Tese]O presente trabalho é composto por dois estudos com o objetivo de investigar o impacto de adolescentes com autismo e comportamento agressivo. Buscou-se examinar as características de coparentalidade, as influências na ... -
A coparentalidade em pais de crianças com autismo em idade pré-escolar
(2007) [Dissertação]A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo com que as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade em pais (pai/mãe) de crianças com autismo. ... -
Déficit na iniciativa de atenção compartilhada como principal preditor de comportamento social no transtorno do espectro autista
(2012) [Dissertação]Existem duas modalidades de comportamentos de Atenção Compartilhada (AC), os de Resposta (RAC) e os de Iniciativa (IAC). O comprometimento na habilidade de AC é um dos sinais mais robustos do Transtorno do Espectro Autista ... -
Elaboração do diagnóstico de autismo do filho : indicativos de resiliência parental
(2013) [Tese]Este estudo investigou os indicativos de resiliência parental no processo de comunicação do diagnóstico de autismo após a avaliação do filho. Esses indicativos representaram o construto da elaboração parental do diagnóstico ... -
Habilidades e déficits sociopragmáticos na linguagem verbal de crianças com e sem autismo : estudo de casos
(2023) [Dissertação]A pragmática refere-se ao uso da linguagem no contexto social e envolve também funções não linguísticas como contato visual, linguagem corporal e expressões faciais. Para a aprendizagem de uma língua é necessária a existência ... -
O papel da mediação da educadora no desenvolvimento da brincadeira de crianças com autismo na educação infantil : um estudo longitudinal
(2011) [Tese]A brincadeira desempenha uma função significativa no desenvolvimento sociocognitivo infantil. No entanto, essa habilidade está prejudicada no caso de crianças com autismo. A teoria histórico-cultural demonstra a importância ... -
A percepção do professor acerca do seu trabalho com crianças portadoras de autismo e síndrome de down : um estudo comparativo
(2002) [Dissertação]The aim of the present study was to investigate the teacher’s perception about working both with individuals with autism and with Down’s syndrome. A semi-structured interview was performed with 10 teachers, in two special ... -
Sintomas sensoriais no transtorno do espectro autista : análise em crianças e adolescentes verbais e não-verbais
(2021) [Dissertação]Este estudo comparou a gravidade e a estabilidade de sintomas sensoriais em dois grupos de crianças e adolescentes com autismo (verbais e não-verbais). Além disso, buscou examinar a relação entre sintomas sensoriais e o ...