Sob o olhar do cronista : presságios e sentenças de Saramago
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Os estudos de obras de José Saramago normalmente se dedicam aos romances, pois, com eles, o autor se consagrou mundialmente. O ganhador português do prêmio Nobel de Literatura, no entanto, produziu em outros gêneros, como a poesia, o conto e a crônica, por vezes intertextualizados e focados nos temas que aparecem nos romances. Este estudo pretende analisar as crônicas publicadas pelo autor e produzidas a partir do ano de 1968, incluídas as compostas para o blog do autor, finalizado em 2009. Ess ...
Os estudos de obras de José Saramago normalmente se dedicam aos romances, pois, com eles, o autor se consagrou mundialmente. O ganhador português do prêmio Nobel de Literatura, no entanto, produziu em outros gêneros, como a poesia, o conto e a crônica, por vezes intertextualizados e focados nos temas que aparecem nos romances. Este estudo pretende analisar as crônicas publicadas pelo autor e produzidas a partir do ano de 1968, incluídas as compostas para o blog do autor, finalizado em 2009. Esses textos abordam a análise crítica de Saramago acerca de Portugal, do povo português ou de questões que envolvam acontecimentos ou personalidades internacionais, retratando, no conjunto das crônicas, os diversos processos políticos e sociais pelos quais seu país passou. Sendo escassa a teoria a respeito desse gênero que trata do cotidiano, as considerações e definições do autor propostas em entrevistas e no corpo de suas crônicas servem como referencial teórico para a análise de seus textos, com o suporte da fortuna crítica formulada para outros gêneros e adaptada em relação à crônica. Com base nesses fundamentos, foi proposta uma classificação para a crônica saramaguiana a partir de três categorias: a memorialística, a política (ou de intervenção) e a ficcional. O exercício como cronista influenciou na composição de seu estilo, com a presença do popular em sua escrita, na conversa com o leitor e na tentativa de aproximá-lo do autor, mostrando-se como homem e escritor preocupado e envolvido com as questões de seu tempo, principalmente com as que se referem a Portugal, enfatizando que, em sua essência, é um escritor português. ...
Abstract
The studies of José Saramago’s works are usually about his novels as they made him famous worldwide. However, the Portuguese writer who won the Nobel Prize in Literature produced works in other genres such as poetry, short stories and chronicles which were sometimes intertextualized and focused on topics that were also in the novels. This study intends to analyze the chronicles published by the author and produced after the year of 1968, including the ones made for the author’s blog, finished i ...
The studies of José Saramago’s works are usually about his novels as they made him famous worldwide. However, the Portuguese writer who won the Nobel Prize in Literature produced works in other genres such as poetry, short stories and chronicles which were sometimes intertextualized and focused on topics that were also in the novels. This study intends to analyze the chronicles published by the author and produced after the year of 1968, including the ones made for the author’s blog, finished in 2009. These texts deal with the critical analysis of Saramago regarding Portugal, the Portuguese people and questions involving international events and personalities which are portraying, in the group of the chronicles, several political and social processes by which his country underwent. As theory concerning this kind of genre that deals with daily life is so sparse, the author’s considerations and definitions proposed in interviews and in his chronicles themselves serve as theoretical reference to the analysis of his texts, along with the critical fortune formulated to the other genres and adapted for the chronicle. Based on these principles, it was proposed a classification for the Saramaguian chronicle concerning three categories: the memorialistic, the politics (or interventional) and the fictional one. The exercise of writing chronicles influenced him in composing a Saramaguian style, with the presence of popular in his writing, in the talk with the reader and in the attempt to approach him/her to the author, showing himself as a man and a writer worried and involved with questions of his time, mainly the ones concerning Portugal, emphasizing that, in his essence, he is a Portuguese writer. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Letras (1771)
Este item está licenciado na Creative Commons License