“Mas não é homem, é tu!” : reflexões sobre a prática docente de professores-homens nos anos iniciais do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo focar a docência do professor-homem realizada em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando refletir/problematizar/analisar a profissão de pedagogo e professor, pensada no senso comum como algo inapropriado para homens. Utilizou-se como referência bibliográfica autores que discutem as relações de gênero e docência, na perspectiva dos estudos culturais. Através de três entrevistas semiestruturadas com professores-homens, que a ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo focar a docência do professor-homem realizada em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando refletir/problematizar/analisar a profissão de pedagogo e professor, pensada no senso comum como algo inapropriado para homens. Utilizou-se como referência bibliográfica autores que discutem as relações de gênero e docência, na perspectiva dos estudos culturais. Através de três entrevistas semiestruturadas com professores-homens, que atuaram nesse campo profissional, buscou-se estabelecer ligações que permitam responder às questões: como você vê o exercício da prática docente de um professor-homem? Quais as possibilidades e os limites dessa prática? Procurou-se discutir a forma como este profissional vê sua inserção dentro da escola e o desenvolvimento de um trabalho pedagógico realizado por ele nesse espaço, problematizando o discurso que professa que o magistério é uma profissão feminina. Fez-se necessária uma análise de quão natural se tornou para nossa sociedade o exercício da docência por profissionais do gênero feminino e quais desdobramentos ocorrem quando um professor-homem ingressa nesse ambiente. Olhar para as representações de professores-homem em alguns filmes foi uma das formas utilizadas para compor a análise e mostrar como essa representação é produzida/construída constantemente em nossa sociedade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1399)
Este item está licenciado na Creative Commons License