Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada numa escola pública municipal situada em Alvorada/RS, e teve como objetivo identificar as percepções de pais, alunos e professoras sobre a escola na contemporaneidade. Os dados foram obtidos através de questionários com pais, professoras e alunos do 5º ano e de conversas gravadas com alunos do 1º ano. A problematização dos dados contou com o aporte teórico de autores como B. Charlot, J. Dayrell e M. L. Xavier. Com relação ao pensamento dos pais, ...
O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada numa escola pública municipal situada em Alvorada/RS, e teve como objetivo identificar as percepções de pais, alunos e professoras sobre a escola na contemporaneidade. Os dados foram obtidos através de questionários com pais, professoras e alunos do 5º ano e de conversas gravadas com alunos do 1º ano. A problematização dos dados contou com o aporte teórico de autores como B. Charlot, J. Dayrell e M. L. Xavier. Com relação ao pensamento dos pais, foi possível perceber a valorização da instituição escolar como um espaço tanto de aprendizagens dos conhecimentos sistematizados, quanto um local de socialização e de continuidade dos ensinamentos iniciados na família. Também apareceu a ideia da escola ser fundamental para uma futura inserção no mundo do trabalho, no sentido de que sejam “alguém na vida”. Quanto aos alunos de 1º e 5º ano, percebeu-se um reconhecimento da relevância da escola como um espaço em que se vai para aprender. Enquanto os alunos do 1º ano expressaram o seu gosto pela escola e por aprender os conteúdos escolares, os alunos do 5º ano manifestaram a sua preferência por atividades realizadas fora da sala de aula, afirmando o lugar da escola como um espaço sociocultural. Para as professoras, a escola encontra-se atravessada por tensões e dilemas com relação aos seus propósitos, que se complexificaram diante das demandas da sociedade atual. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1396)
Este item está licenciado na Creative Commons License