“Prô, onde é pra copiar?” : um estudo sobre as aprendizagens não formais dos alunos
Fecha
2012Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A presente pesquisa tem como foco de estudo as aprendizagens não formais dos alunos relacionadas ao uso dos artefatos escolares no espaço escolar. Tem como objetivo analisar como os alunos se relacionam com seus artefatos escolares em sala de aula. O estudo se aproxima do campo dos Estudos Culturais e tem como principais autores Alfredo Veiga Neto, Cristianne M. Famer Rocha, José Gimeno Sacristán e Maria Luisa M. Xavier. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de inspiração ...
A presente pesquisa tem como foco de estudo as aprendizagens não formais dos alunos relacionadas ao uso dos artefatos escolares no espaço escolar. Tem como objetivo analisar como os alunos se relacionam com seus artefatos escolares em sala de aula. O estudo se aproxima do campo dos Estudos Culturais e tem como principais autores Alfredo Veiga Neto, Cristianne M. Famer Rocha, José Gimeno Sacristán e Maria Luisa M. Xavier. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica, pois foram realizadas observações e conversas com os alunos. Os sujeitos pesquisados foram os alunos de uma turma de 2º ano de uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A partir do material empírico foi possível constatar: a) os alunos, ainda que não familiarizados com a organização dos seus artefatos escolares, buscam solucionar problemas a eles relacionados, de modo a irem se adequando ao tempo e ao espaço, fazendo tentativas de acordo com a lógica infantil e as combinações da professora; b) Nos relatos é recorrente a ideia de que organização da sala influencia a própria organização do aluno. Em síntese, considera-se que seria produtivo visibilizar o espaço escolar em sala de aula como conteúdo escolar para que os alunos se familiarizem com as rotinas da organização escolar. Igualmente, nos Anos Iniciais, infere-se que o professor exerce um papel fundamental no sentido de inserir as crianças em novos códigos escolares para assim se constituírem como alunos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License