Mostrar el registro sencillo del ítem
O planejamento do brincar : até que ponto é válido?
dc.contributor.advisor | Collares, Darli | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Melissa Garcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-12T01:35:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/56382 | pt_BR |
dc.description.abstract | A produção deste trabalho teórico reflexivo deu-se através de pesquisa qualitativa com elementos da etnografia. Norteada pela questão: “Qual a importância de planejar o brincar na Educação Infantil” e tendo como objetivo principal discutir a relevância desse planejamento, além de compreender o que, na visão dos professores, é planejar o brincar e analisar em que consiste, esta pesquisa trouxe o “momento livre” e “o brincar inserido em todas as práticas da rotina da Educação Infantil” como duas categorias principais de análise, as quais foram estudadas e amparadas nos estudos de Fortuna, Kishimoto e Horn. Assim como Lev Vygotsky que também foi acolhido como referencial teórico para a construção deste estudo. O trabalho de campo foi efetivado através de questionários previamente estruturadas realizadas com sete professoras atuantes na Educação Infantil, além de uma entrevista com Maria da Graça Horn. Ao refletir sobre o que os entrevistados pensam, bem como os princípios e opiniões daqueles que já escreveram sobre o assunto, pude observar que o brincar é planejado quando se dá subsídios para que ele ocorra, seja oferecendo tempo, organizando o espaço ou criando materiais e elaborando previamente, sem, todavia, a obrigatoriedade de seguir exatamente como foi pensado anteriormente pelo professor. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.title | O planejamento do brincar : até que ponto é válido? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000859434 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)