A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina

View/ Open
Date
2009Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresent ...
A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. Inicia-se o debate a partir da explanação de como se deu o caminho para a construção do objeto deste estudo, tendo como base de inspiração o trabalho realizado como bolsista de iniciação científica e a experiência nos estágios docentes. Na sequencia, considerando uma forma de melhor compreender a Sociologia como disciplina escolar, serão expostos pontos sobre Ensino Médio, currículo e disciplina escolar. Considera-se que a compreensão destes elementos auxilia a pensar sobre o contexto no qual se insere a Sociologia, e assim, entender os caminhos que ela percorre no momento de sua implementação no nível médio de ensino. Ainda, apresenta-se um breve histórico das idas e vindas da disciplina no currículo escolar, passando para um questionamento em relação às práticas docentes, principalmente quanto aos conteúdos, materiais didáticos e metodologias de ensino privilegiadas pelos professores. Busca-se responder a tal questão a partir da análise de trabalhos acadêmicos e das observações realizadas durante os estágios docentes. Não é intuito deste estudo esgotar o tema, mas iniciar um levantamento das possibilidades para as práticas docentes e para a construção de um conjunto de conhecimentos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
