Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Jocineidept_BR
dc.date.accessioned2012-10-06T01:37:54Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56137pt_BR
dc.description.abstractA situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. Inicia-se o debate a partir da explanação de como se deu o caminho para a construção do objeto deste estudo, tendo como base de inspiração o trabalho realizado como bolsista de iniciação científica e a experiência nos estágios docentes. Na sequencia, considerando uma forma de melhor compreender a Sociologia como disciplina escolar, serão expostos pontos sobre Ensino Médio, currículo e disciplina escolar. Considera-se que a compreensão destes elementos auxilia a pensar sobre o contexto no qual se insere a Sociologia, e assim, entender os caminhos que ela percorre no momento de sua implementação no nível médio de ensino. Ainda, apresenta-se um breve histórico das idas e vindas da disciplina no currículo escolar, passando para um questionamento em relação às práticas docentes, principalmente quanto aos conteúdos, materiais didáticos e metodologias de ensino privilegiadas pelos professores. Busca-se responder a tal questão a partir da análise de trabalhos acadêmicos e das observações realizadas durante os estágios docentes. Não é intuito deste estudo esgotar o tema, mas iniciar um levantamento das possibilidades para as práticas docentes e para a construção de um conjunto de conhecimentos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplinapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000857080pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples