Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Helena Dória Lucas dept_BR
dc.contributor.authorRosa, Elenara Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2012-09-27T01:37:24Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55692pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivos refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de uma turma de crianças, a partir de uma prática pedagógica centrada na resolução de problemas; Analisar o que as educadoras dos anos iniciais podem aprender com os modos das crianças criarem problemas matemáticos. O material empírico deste estudo foi produzido durante meu estágio de docência numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental, em 2011, em uma escola publica de Porto Alegre e está formado por: minhas anotações sobre as aulas, meu planejamento diário e um conjunto de quatro produções escritas das crianças. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, embasada em pressupostos teóricos sobre resolução de problemas na Educação Matemática. Discuto como a prática docente de propor que as crianças não só resolvam, mas também escrevam problemas pode ser produtiva, tanto por ampliar as aprendizagens de habilidades de raciocínio para os alunos, como por proporcionar aprendizagens sobre a cultura infantil para as educadoras.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleProblemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000858917pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples