Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorCastro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson dept_BR
dc.date.accessioned2012-09-06T01:38:21Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55077pt_BR
dc.description.abstractA evasão no ensino superior é um fenômeno que tem ganhado atenção nas últimas décadas, pois pode trazer consequências negativas tanto para as instituições quanto para os estudantes. Assim, compreender os motivos que fazem as pessoas permanecerem ou largarem seus cursos pode auxiliar no desenvolvimento de intervenções que visem minimizar esse problema. Esta dissertação teve como objetivo principal descrever qualitativamente e quantitativamente este fenômeno no curso diurno de Psicologia da UFGRS. Para tanto, foram realizados dois estudos empíricos e um artigo teórico. O primeiro estudo consistiu-se em um levantamento, realizado de forma online, com 74 estudantes matriculados no curso de psicologia (26% do total de matriculados), onde se utilizou um questionário de dados gerais e acadêmicos, além de instrumentos que dão subsídios à investigação da evasão. O segundo estudo consistiu-se num estudo de caso coletivo, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com 6 ex-alunos do referido curso, posteriormente submetidas à análise temática de conteúdo. Como resultados pode-se observar que estão associadas à evasão ou à intenção de evasão questões como o baixo comportamento exploratório, o compromisso com a meta de graduar-se, a dificuldade de relacionamento com colegas, questões relativas à organização estrutural/curricular do curso, entre outras. Para além da simples descrição, buscou-se ao longo da dissertação o diálogo com os modelos internacionais de evasão. Salienta-se a necessidade de elaboração de um modelo de evasão aplicável ao contexto nacional e espera-se que este trabalho contribua de alguma forma para a construção futura deste.pt_BR
dc.description.abstractDropout in higher education is a phenomenon that has gained attention in recent decades, as it may bring negative consequences for both institutions and students. Thus, understanding the reasons that make people persist or withdrawal from their courses can assist in developing interventions that aim to minimize this problem. This dissertation aimed to describe qualitatively and quantitatively this phenomenon at the Psychology course at UFGRS. Thus, we conducted two empirical studies and a theoretical article. The first study consisted in an online survey, with 74 matriculated students (26% of all students matriculated), where a questionnaire was used for collect general and academic data, as well instruments that give subsidies investigation the evasion. The second study consisted in a collective case study, where six former students of psychology were submited to a semi-structured interview, who was subjected by a thematic content analysis. As results could be observed that low exploratory behavior, commitment to attaining the college degree, the difficulty in peer relationships, issues of organizational structure/curriculum of the course, among others, were related to the droptou or to the intend to. Beyond the simple description, we sought throughout the dissertation a dialogue with international dropout models. We emphasize the need to develop dropout model applicable to the national context and it is hoped that this work contributes in some way to build this in the future.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDropouten
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.titleEvasão no ensino superior : um estudo no curso de psicologia da UFRGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000856220pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples