Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorCacuri, Fabiana Cristina Staubpt_BR
dc.date.accessioned2012-09-06T01:38:19Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55074pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é investigar a implantação da Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, nos primeiros meses de 2012, através de um estudo de caso realizado em uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa de campo abrangeu entrevistas, observações de reuniões e de aulas dessa escola, realizadas durante três meses, concomitantemente, nos períodos diurno e noturno. Tendo como referência as conceituações de interdisciplinaridade presentes no documento e em estudos de diversos autores, buscou-se identificar se houve interdisciplinaridade na implantação da Proposta na escola observada. Foi verificado que a interdisciplinaridade, compreendida como interação das disciplinas, não foi aplicada nas atividades desenvolvidas nesse período e que também outras orientações previstas na Proposta não foram efetivadas ou o foram apenas parcialmente.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph presents a study case of the implantation of the so-called Pedagogical Proposal for Polytechnic High School in the public school system of Rio Grande do Sul, Brazil. The study case was developed in a state high school in the city of Porto Alegre, through interviews and observations of meetings and classes, during three months, in the first semester of 2012. Taking interdisciplinarity conceptualizations of different authors as reference, the study tried to identify the occurrence of interdisciplinarity in the implantation of the curricular reform. It was verified that interdisciplinarity, while understood as interaction between disciplines, didn't occur and other orientations of the Proposal were not or were only partially followed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA implantação do "Ensino Médio Politécnico" no Rio Grande do Sul : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000856553pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem