Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho parte da suposição de que as novas tecnologias e a convergência de conteúdos modificam o consumo de produtos jornalísticos pelas pessoas, principalmen-te o público jovem. Uma vez que as emissoras comerciais do segmento jornalístico ne-cessitam de audiência para atrair anunciantes para geração de renda, essas precisam repensar suas estratégias para atração de novos ouvintes. Através de análise de conteú-do da programação das rádios e portais complementadas com entrevistas em profun ...
Este trabalho parte da suposição de que as novas tecnologias e a convergência de conteúdos modificam o consumo de produtos jornalísticos pelas pessoas, principalmen-te o público jovem. Uma vez que as emissoras comerciais do segmento jornalístico ne-cessitam de audiência para atrair anunciantes para geração de renda, essas precisam repensar suas estratégias para atração de novos ouvintes. Através de análise de conteú-do da programação das rádios e portais complementadas com entrevistas em profundi-dade com os gestores das três principais rádios de Porto Alegre, procurou-se verificar se as empresas possuem planos de negócios voltados a cativar novos ouvintes, principal-mente os jovens. Conclui-se que, dentre as três rádios analisadas, apenas a Rádio Gaúcha possui estratégias eficazes para atrair o público jovem, embora ainda embrionárias. ...
Abstract
This work starts from the assumption that new technologies and convergence of contents modify the consumption of journalistic products by people, especially the young audience. Since commercial networks in journalism need audience to attract ad-vertisers in order to generate income, they need to rethink their strategies to bring in new listeners. Through content analysis of radio and web portals programming and ad-ditional in depth interviews with managers of the three main radio stations of Po ...
This work starts from the assumption that new technologies and convergence of contents modify the consumption of journalistic products by people, especially the young audience. Since commercial networks in journalism need audience to attract ad-vertisers in order to generate income, they need to rethink their strategies to bring in new listeners. Through content analysis of radio and web portals programming and ad-ditional in depth interviews with managers of the three main radio stations of Porto Ale-gre, this study attempted to verify if those companies have business plans aiming to cap-tivate new listeners, mainly in the youth. It concludes that, among the three considered radios, only Rádio Gaúcha has effective strategies to attract the young audience, alt-hough still embryonic. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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