Sistema trágico coercitivo de Aristóteles e nazismo : a construção da tragédia nazista
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia tem como objetivo principal a construção de um diálogo entre o Sistema Trágico Coercitivo de Aristóteles e o Nazismo. Entendemos que os conceitos utilizados na concepção do sistema proposto pelo filósofo grego, assim como as etapas estabelecidas são, congruentes à ideologia nazista e a acontecimentos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha. O estudo desenvolvido é de cunho teórico, tem como metodologia a revisão bibliográfica acerca dos temas Sistema Trágico Coerc ...
Esta monografia tem como objetivo principal a construção de um diálogo entre o Sistema Trágico Coercitivo de Aristóteles e o Nazismo. Entendemos que os conceitos utilizados na concepção do sistema proposto pelo filósofo grego, assim como as etapas estabelecidas são, congruentes à ideologia nazista e a acontecimentos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha. O estudo desenvolvido é de cunho teórico, tem como metodologia a revisão bibliográfica acerca dos temas Sistema Trágico Coercitivo de Aristóteles e Nazismo, bem como assuntos relacionados a estes: história da Segunda Guerra, a vida de Adolf Hitler, a propaganda nazista, argumentação na comunicação, utilização da persuasão no campo político, entre outros. Houve, também, pesquisa documental com o intuito de identificar filmes que possibilitassem a ilustração dos princípios nazistas destacados na monografia. A coleta de todas estas informações possibilitou, além da construção do diálogo proposto, a criação de uma hipótese acerca da inspiração nazista quanto ao seu método de organização e manipulação da sociedade. O estudo entende que o sistema nazista teve como inspiração a metodologia teatral proposta por Aristóteles, visto que ambos tinham como objetivo despertar o sentimento de empatia entre o “espectador” e o protagonista/Hitler, fazendo com que aquele sentisse, fizesse e/ou pensasse da mesma forma que este último. Além da relação entre seus objetivos, fica evidente a ligação quanto à utilização da argumentação para alcançá-los, aplicando diversas ferramentas de coerção na construção dos seus cenários. ...
Abstract
The main goal of this monograph is the construction of a dialog between the Tragic Aristotle's Coercive System and the Nazism. We understand that the concepts used in the design of the system proposed by the Greek philosopher, as well as the established steps are congruent with the Nazi ideology and the events that occurred during the Second World War in Germany. This study has a theoretical approach, which applies a bibliographical review on the themes of Aristotle’s Coercive System and Nazi, ...
The main goal of this monograph is the construction of a dialog between the Tragic Aristotle's Coercive System and the Nazism. We understand that the concepts used in the design of the system proposed by the Greek philosopher, as well as the established steps are congruent with the Nazi ideology and the events that occurred during the Second World War in Germany. This study has a theoretical approach, which applies a bibliographical review on the themes of Aristotle’s Coercive System and Nazi, as well as the history of the World War II, the life of Adolf Hitler, The Nazi propaganda, the argumentation on communication, the use of persuasion in the political field, among other issues that are part of this important event on human history. There was also documental research in order to identify films that enabled the Nazi illustration of the principles outlined in the monograph. Collecting all this information enabled the construction of the proposed dialogue, and the creation of a hypothesis about the Nazi inspiration as to the method of organization and manipulation of society. The study finds that the Nazi system was inspired by theater methodology proposed by Aristotle, since both were intended to evoke the feeling of empathy between the "spectator" and the protagonist (Hitler), making a connection between them, on the way of felling, doing and thinking. In addition to the link between its objectives, the connection is evident regarding the use of argumentation to reach them, applying several tools of coercion in building its scenarios. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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