Graffiti : da margem à cena profissional : estudo do artista urbano Trampo

Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O tema desta monografia é o processo do graffiti que sai da marginalidade para a cena profissional. Como foco de estudo, o artista urbano Luis Flávio Vitola, mais conhecido por Trampo, um dos nomes do graffiti em Porto Alegre. Primeiramente fazemos uma revisão teórica buscando conhecer o graffiti, as etapas pelas quais passou até a profissionalização e suas diferentes aplicações na atualidade. Como técnicas para coleta de materiais, pesquisas documentais na internet e entrevista semi-estruturad ...
O tema desta monografia é o processo do graffiti que sai da marginalidade para a cena profissional. Como foco de estudo, o artista urbano Luis Flávio Vitola, mais conhecido por Trampo, um dos nomes do graffiti em Porto Alegre. Primeiramente fazemos uma revisão teórica buscando conhecer o graffiti, as etapas pelas quais passou até a profissionalização e suas diferentes aplicações na atualidade. Como técnicas para coleta de materiais, pesquisas documentais na internet e entrevista semi-estruturada com Trampo. Definimos como principais referências autores como Celso Gitahy para estudar o graffiti; Luiz Beltrão para folkcomunicação; Massimo Canevacci e Fabrício Silveira, sobre comunicação urbana e visual. Por fim, discutimos a partir da teoria questões ligadas a esta expressão artística e à trajetória profissional de Trampo. ...
Abstract
The theme of this final paper is the process of graffiti that leaves the marginality to the professional scene. As a study focus, the urban artist, Luis Flávio Vitola, known as Trampo, one of the most known graffiti artists in Porto Alegre. First of all we have done a theoric revision to understand the graffiti, the steps that this art has passed until its professionalization and its various applications now a days. With techniques to collect the material, research of documents on internet and ...
The theme of this final paper is the process of graffiti that leaves the marginality to the professional scene. As a study focus, the urban artist, Luis Flávio Vitola, known as Trampo, one of the most known graffiti artists in Porto Alegre. First of all we have done a theoric revision to understand the graffiti, the steps that this art has passed until its professionalization and its various applications now a days. With techniques to collect the material, research of documents on internet and a semi structured interview with Trampo. We define as main authors, Celso Gitahy, to study Graffiti, Luiz Beltrão to folkcommunication, Massimo Canevacci and Fabrício Silveira, to urban and visual communication. To conclude, we discussed from the theory, questions connected to this artistic expression and to the professional story of Trampo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1937)
Este item está licenciado na Creative Commons License
