Lógica informal : uma nova proposta teórica para a Comunicação
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta a lógica informal e uma teoria da lógica informal, a teoria do diálogo de Douglas Walton, como propostas para estudar a persuasão efetuada pelos objetos da mídia: peças publicitárias e textos jornalísticos, por exemplo. O objetivo é mostrar que a lógica informal, e a teoria do diálogo em particular, são úteis no estudo da persuasão efetuada por tais objetos. Isto é mostrado através da apresentação das teorias. Uma motivação para propor a lógica informal e a teoria do diá ...
Este trabalho apresenta a lógica informal e uma teoria da lógica informal, a teoria do diálogo de Douglas Walton, como propostas para estudar a persuasão efetuada pelos objetos da mídia: peças publicitárias e textos jornalísticos, por exemplo. O objetivo é mostrar que a lógica informal, e a teoria do diálogo em particular, são úteis no estudo da persuasão efetuada por tais objetos. Isto é mostrado através da apresentação das teorias. Uma motivação para propor a lógica informal e a teoria do diálogo, além da suposta utilidade das mesmas na área de Comunicação Social, é mostrar a importância que elas teriam para a discussão epistemológica sobre as teorias da área. A conclusão deste trabalho é que tanto a lógica informal, que é um conjunto de teorias que tem uma abordagem particular da argumentação, quanto uma de suas teorias (a teoria do diálogo de Walton) são úteis no estudo da persuasão efetuada pelos objetos da mídia e na elucidação dos prolemas da epistemologia da Comunicação Social. ...
Abstract
This work presents informal logic and a theory of informal logic, Douglas Walton's dialog theory, as a proposal to study the persuasion effectuated by media objects: advertising pieces and journalistic texts, for example. The objective is to show that informal logic, and dialog theory in particular, are useful in the study of the persuasion effectuated by such objects. That is shown trough the presentation of the theories. A motivation to propose informl logic and dialog theory, beyond their su ...
This work presents informal logic and a theory of informal logic, Douglas Walton's dialog theory, as a proposal to study the persuasion effectuated by media objects: advertising pieces and journalistic texts, for example. The objective is to show that informal logic, and dialog theory in particular, are useful in the study of the persuasion effectuated by such objects. That is shown trough the presentation of the theories. A motivation to propose informl logic and dialog theory, beyond their supposed usefulness, in the field of Social Communication, is to show the importance that they would have to the epistemological discussions about the theories of the field. This works's conclusion is that informal logic, which is a set of theories that have a particular approach to argumentation, as much as one of it's theories (Walton's dialog theory) are useful in the study of the persuasion effectuated by the by the media objects and in the elucidation of the problems of Social Communication's epistemology. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License