O mercado de gás natural veicular em Curitiba : visão dos taxistas
Fecha
2005Autor
Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
O tema do presente estudo consiste na análise da demanda do mercado de taxistas de Curitiba frente à possibilidade de utilização de um combustível alternativo menos oneroso e poluente: o Gás Natural Veicular – GNV. O objetivo principal deste trabalho foi de analisar o mercado atual do GNV entre os taxistas de Curitiba, verificando a possibilidade de ampliar do uso do GNV por esta frota através de uma pesquisa de mercado. Os dados da pesquisa servirão de subsídios para campanhas de marketing ori ...
O tema do presente estudo consiste na análise da demanda do mercado de taxistas de Curitiba frente à possibilidade de utilização de um combustível alternativo menos oneroso e poluente: o Gás Natural Veicular – GNV. O objetivo principal deste trabalho foi de analisar o mercado atual do GNV entre os taxistas de Curitiba, verificando a possibilidade de ampliar do uso do GNV por esta frota através de uma pesquisa de mercado. Os dados da pesquisa servirão de subsídios para campanhas de marketing orientadas à ampliação acelerada do uso desta tecnologia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de satisfação para levantar os fatores determinantes para a tomada de decisão dos taxistas de Curitiba de utilizarem ou não um combustível alternativo menos oneroso e poluente como o Gás Natural Veicular – GNV. O estudo visou obter a percepção dos taxistas de Curitiba. Com base nos resultados da pesquisa foi possível estabelecer subsídios para campanhas de marketing orientadas à ampliação acelerada do uso desta tecnologia. Para realização da pesquisa, utilizou-se uma pesquisa exploratória, com entrevistas individuais da cúpula das organizações que trabalham com o Gás Natural, prospectando novos projetos para o futuro e as perspectivas de evolução do mercado de GNV em Curitiba, a qual forneceu subsídios para a pesquisa quantitativa junto aos taxistas da cidade de Curitiba. Constatou-se que somente 36% do público estudado é usuário de gás natural veicular, mas entre os não usuários, 82% já pensou em instalar o kit gás. As principais razões pelas quais os taxistas pesquisados não utilizam o GNV são a perda de espaço no porta-malas e a perda de potência do veículo. Entre os taxistas que utilizam o GNV, no que tange aos atributos relacionados à rede de distribuição, a maior insatisfação refere-se à localização dos postos e a maior satisfação às eventuais filas para abastecimento. Nesses mesmos atributos o que obteve maior índice de importância foi justamente a localização dos postos. Entre os atributos relacionados ao produto, o maior índice de satisfação foi o nível de poluição ambiental e a maior insatisfação espaço para armazenamento, sendo o desempenho do veículo considerado o mais importante. Quanto aos atributos relacionados aos equipamentos, verificou-se a segurança com o maior índice de satisfação e de importância. ...
Abstract
The research was based on the following questions: What are the determinant factors for the taxi drivers’ decision on whether or not using a fuel that is less costly and polluting, such as the Compressed natural gas – CNG. The subject of this study consists of the analysis of the demand of the taxi drivers market towards the possibility of utilizing a less costly and polluting alternative fuel: the Compresses Natural Gas – CNG. The main objective of this paper was to analyze the current market ...
The research was based on the following questions: What are the determinant factors for the taxi drivers’ decision on whether or not using a fuel that is less costly and polluting, such as the Compressed natural gas – CNG. The subject of this study consists of the analysis of the demand of the taxi drivers market towards the possibility of utilizing a less costly and polluting alternative fuel: the Compresses Natural Gas – CNG. The main objective of this paper was to analyze the current market of the taxi drivers of Curitiba, verifying the possibility of a unanimous use of the CNG by this fleet through market research. The data of the research will serve as subsidies for marketing campaigns directed to the accelerated increase of the utilization of this technology. For this reason a satisfaction survey was done to find the determinant factors for the decision of the taxi drivers of Curitiba to use or not a less costly and polluting alternative fuel such as the Compressed Natural Gas – CNG. The study aimed to get the feeling of the taxi drivers of Curitiba. Based on the results of the survey it was possible to establish subsidies for marketing campaigns for the accelerated increase of use of this technology. We used an exploratory research, with individual interviews of the heads of the organizations that work with the Compressed Natural Gas, trying to find out what their projects for the future are and the perspectives for the evolution of the CNG in Curitiba. This supplied subsidies for the quantitative research with the taxi drivers of Curitiba. We found out that only 36% of the segment use the compressed natural gas. Among the nonusers, 82% has already considered installing the gas kit. The main reasons for the taxi drivers not using the CNG are the loss of trunk space and of the power of the vehicle. Among the taxi drivers who use the CNG, in terms of the distribution net, the biggest complaint is about the localization of the service stations and the biggest satisfaction refers to the eventual fueling lines. Among these attributes, the one that obtained the highest rate of importance was the localization of the service stations. Among the attributes related to the product, the highest index of satisfaction was the level of environmental pollution, and the biggest complaint was the storage space, with the performance of the vehicle mentioned as the most important. As for the attributes related to the equipment, safety was the item with the highest index of satisfaction and importance. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Mestrado Profissionalizante em Engenharia.
Colecciones
-
Ingeniería (7412)Ingeniería de Producción (1233)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License