Navegação Química por Autor "Del Pino, Jose Claudio"
Resultados 1-7 de 7
-
Concepções e consenso dos estudantes de química : entre a epistemologia e o aprendizado
Strack, Ricardo (2013) [Tese]Os conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser ... -
O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito
Crizel, Lilian Escandiel (2011) [Dissertação]Esta Dissertação tem como objetivo geral analisar o currículo do curso técnico em comércio - PROEJA do IFRS- Campus Bento Gonçalves com a finalidade de entender como o ele foi construído, e de que forma está ocorrendo a ... -
O curso de licenciatura em química da UFRGS: conquistas e desafios frente à reformulação curricular de 2005
Passos, Camila Greff (2012) [Tese]Nesta tese de doutorado realizamos um estudo de caso no âmbito da formação de professores de Química. Nosso propósito maior é o diagnóstico sobre a adequação do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS (CLQ) às Diretrizes ... -
As implicações da reestruturação curricular nas escolas da rede estadual da 18ª CRE da SEDUC-RS
Pinto, Isis Saraiva (2015) [Tese]O presente trabalho tem como finalidade abordar aspectos relevantes a respeito da construção e aplicação da Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do Estado ... -
Interdisciplinaridade escolar : um caminho possível
Neto, Odoaldo Ivo Rochefort (2013) [Tese]O presente estudo visa acompanhar, avaliar e analisar os diferentes aspectos que permeiam um processo de proposta interdisciplinar, desde sua criação até a sua execução, estudando as causas de seu sucesso ou insucesso e ... -
Mapeando visões de acadêmicos sobre vascularização da pesquisa
Strack, Ricardo (2010) [Dissertação]Ao longo do processo de escolarização são construídas imagens sobre as atividades da pesquisa e do pesquisador. No que tange à escolarização básica, instrumentos como o PISA e ROSE mapeiam algumas noções sobre a natureza ... -
Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
Gruber, Liliane Dailei Almeida (2014) [Tese]Por considerar que o uso das tecnologias de informação e comunicação às práticas pedagógicas, aliadas à abordagem dos assuntos nucleares é tema relevante, desafiador e ainda pouco explorado, o presente projeto visou criar ...