Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCôrtes, Soraya Maria Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2012-06-12T01:33:43Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0102-311Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49595pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa o impacto da criação do novo Conselho Nacional de Saúde, em 1990, e das comissões intergestores, em 1993, sobre a arena política de saúde e sobre a configuração das relações entre atores estatais e societais no âmbito do Sistema Único de Saúde. As três principais conclusões do artigo são as seguintes: a criação de fóruns nos quais atores estatais podem construir acordos que viabilizem a coordenação federativa das ações de gestão fortaleceu as posições desses atores na arena política da área; atores sociais, liderados por representantes de entidades de profissionais de saúde, foram compelidos, mas também buscaram ativamente, a apresentar suas demandas e propostas em fóruns participativos que tratavam principalmente de questões políticas secundárias, perdendo assim, ao longo do período, capacidade de influir sobre o processo decisório da área; atores de mercado pouco se envolveram em fóruns participativos, dando preferência a exercer influência diretamente sobre os decisores públicos e a implementar estratégias adaptativas para aumentar seus lucros.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the creation of new political arenas in the Brazilian health sector as well as shifts in power relations among state and social political actors in the context of public health system reform, focusing on the last two decades. The three main conclusions are the following: The creation of forums in which government actors can establish agreements that allow the shared national, State, and municipal coordination of management measures have strengthened the positions of these actors in the health political arena. Social actors, led by representatives of professional health societies, were both urged (and also took the initiative) to submit their demands and proposals through participatory forums that dealt mainly with secondary political issues, thus steadily losing the capacity to influence the real decision-making process in the sector. Market stakeholders took little part in the participatory forums, rather preferring to exert their influence directly on public decision-makers and to implement adaptive strategies to increase their profits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de saúde pública = Reports in public health. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25, n. 7 (jul. 2009), p. 1626-1633pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSingle health systemen
dc.subjectSistema Único de Saúde (SUS) : Brasilpt_BR
dc.subjectHealth policyen
dc.subjectSociologia da saúdept_BR
dc.subjectHealth councilsen
dc.subjectPolítica de saúde : Brasilpt_BR
dc.subjectHealth personnelen
dc.titleSistema Único de Saúde : espaços decisórios e a arena política de saúdept_BR
dc.title.alternativeThe Unifi ed National Health System : decision-making forums and the political arena in healthen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000718630pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples