Sistema Único de Saúde : espaços decisórios e a arena política de saúde
dc.contributor.author | Côrtes, Soraya Maria Vargas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-06-12T01:33:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-311X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/49595 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo analisa o impacto da criação do novo Conselho Nacional de Saúde, em 1990, e das comissões intergestores, em 1993, sobre a arena política de saúde e sobre a configuração das relações entre atores estatais e societais no âmbito do Sistema Único de Saúde. As três principais conclusões do artigo são as seguintes: a criação de fóruns nos quais atores estatais podem construir acordos que viabilizem a coordenação federativa das ações de gestão fortaleceu as posições desses atores na arena política da área; atores sociais, liderados por representantes de entidades de profissionais de saúde, foram compelidos, mas também buscaram ativamente, a apresentar suas demandas e propostas em fóruns participativos que tratavam principalmente de questões políticas secundárias, perdendo assim, ao longo do período, capacidade de influir sobre o processo decisório da área; atores de mercado pouco se envolveram em fóruns participativos, dando preferência a exercer influência diretamente sobre os decisores públicos e a implementar estratégias adaptativas para aumentar seus lucros. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article analyzes the creation of new political arenas in the Brazilian health sector as well as shifts in power relations among state and social political actors in the context of public health system reform, focusing on the last two decades. The three main conclusions are the following: The creation of forums in which government actors can establish agreements that allow the shared national, State, and municipal coordination of management measures have strengthened the positions of these actors in the health political arena. Social actors, led by representatives of professional health societies, were both urged (and also took the initiative) to submit their demands and proposals through participatory forums that dealt mainly with secondary political issues, thus steadily losing the capacity to influence the real decision-making process in the sector. Market stakeholders took little part in the participatory forums, rather preferring to exert their influence directly on public decision-makers and to implement adaptive strategies to increase their profits. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de saúde pública = Reports in public health. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25, n. 7 (jul. 2009), p. 1626-1633 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Single health system | en |
dc.subject | Sistema Único de Saúde (SUS) : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Health policy | en |
dc.subject | Sociologia da saúde | pt_BR |
dc.subject | Health councils | en |
dc.subject | Política de saúde : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Health personnel | en |
dc.title | Sistema Único de Saúde : espaços decisórios e a arena política de saúde | pt_BR |
dc.title.alternative | The Unifi ed National Health System : decision-making forums and the political arena in health | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000718630 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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