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dc.contributor.authorBalbinot, Alexandrept_BR
dc.contributor.authorTamagna, Albertopt_BR
dc.date.accessioned2012-06-07T01:31:39Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn1517-3151pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49439pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo para caracterizar a transmissibilidade dos assentos e os níveis de vibrações a que estão sujeitos os motoristas de ônibus urbanos com relação ao conforto e saúde. As medições foram realizadas de acordo com as recomendações da norma ISO 2631-1 (1997), utilizando-se acelerômetros uni-axiais, um computador com placa conversora analógica para digital (A/D) e programas desenvolvidos na plataforma de programação gráfica HPVee para a aquisição e avaliação dos níveis de vibrações. Os ensaios foram realizados em uma rota comercial com sete modelos de ônibus. Segundo os resultados deste trabalho os níveis de vibrações com relação ao conforto ultrapassaram os recomendados pela norma. Na faixa de freqüência de 4 a 8 Hz, considerando-se uma exposição de 8 horas por dia, os motoristas estão expostos a níveis potencialmente danosos a saúde. Os resultados da transmissibilidade dos assentos, na faixa de freqüência da ressonância da coluna vertebral, demonstraram que os assentos apresentaram comportamento dinâmico inadequado deixando os motoristas expostos aos problemas derivados da exposição à vibração.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study to characterize the transmissibility of the seats and the vibrations level that urban busdrivers are subjected in relation to confort and health. The mensurations were made in according to ISO 2631-1 (1997) recommendations, being used uni-axial accelerometers, a computer with analog to digital converter (ADC) and programs developed at the graphic program platform HPVee to the acquisition and the evaluation of the vibrations level. The trials were accomplished in a commercial urban route with seven bus models. According to the results of this work, the vibrations levels in relation to the confort exceeded the ones recommended by the ISO. At the frequency range from 4 to 8 Hz being considered an exhibition of 8 hours a day, the drivers are potentially exposed at health harmful levels. The results at the seats transmissibility at the frequency range of the spine resonance demostrated that the seats presented inadequate dynamic behavior leaving the drivers exposed to the derived problems of the exhibition at the vibration.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de engenharia biomédica =Brazilian journal of biomedical engineering. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2002), p. 31-38pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVibration in the human bodyen
dc.subjectTransporte coletivo urbanopt_BR
dc.subjectVibration transmissibilityen
dc.subjectVibração mecânicapt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectMedicina ocupacionalpt_BR
dc.titleAvaliação da transmissibilidade da vibração em bancos de motoristas de ônibus urbanos : um enfoque no conforto e na saúdept_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the transmissibility of the vibration in seats of bus drivers : a focus on comfort and healthen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000334243pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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