Elaboração de um instrumento de autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários
dc.contributor.advisor | Teixeira, Marco Antonio Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Bárbara Maria Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-05-30T01:32:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/49282 | pt_BR |
dc.description.abstract | O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção de um instrumento para avaliar a autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários. A amostra foi composta por 777 universitários de 34 cursos diferentes com idades entre 18 e 33 anos. Resultados de análises de componentes principais indicaram sete componentes: resolução de problemas e criatividade, organização e responsabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação escrita, comunicação oral e raciocínio numérico. Os índices de fidedginidade obtidos foram todos satisfatórios (entre 0,74 e 0,91). Estes resultados sugerem que o instrumento proposto apresenta boas qualidades psicométricas, embora refinamentos e novos estudos sejam necessários. | pt |
dc.description.abstract | Success and permanence in the labor market do not depend only on individuals’ possession of specific and technical skills of her or his occupation. Transferable skills, that can be transferred from one context of work to another, are increasingly important. The main objective of this research was the construction of an instrument to assess self-perceptions of work transferable skills among university students. The sample was composed by 777 students from 34 different courses, aged between 18 and 33 years. Principal components analysis results revealed seven components: problem-solving and creativity, organization and responsibility, interpersonal relationship, teamwork, written communication, oral communication and numeric reasoning. All reliability indexes obtained were satisfactory (between 0.74 and 0.91). These results suggest that the proposed instrument shows good psychometric properties, although refinements and further studies are needed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Trasnferable skills | en |
dc.subject | Competências transversais | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | Assessment | en |
dc.subject | University students | en |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Elaboração de um instrumento de autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000836288 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Psicologia (695)