O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?

Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A aprendizagem depende de vários fatores, entre eles: interesse do aluno, dos professores, um ambiente favorável à construção do conhecimento e também da relação existente ente professor-aluno. Neste trabalho, abordei temas relacionados a problemas na educação, como indisciplina, motivação, auto-estima e qual sua relação com a afetividade na relação professor-aluno, e se essa contribui para um melhor rendimento escolar. Para isso, utilizei aportes da pesquisa qualitativa, sendo a metodologia ut ...
A aprendizagem depende de vários fatores, entre eles: interesse do aluno, dos professores, um ambiente favorável à construção do conhecimento e também da relação existente ente professor-aluno. Neste trabalho, abordei temas relacionados a problemas na educação, como indisciplina, motivação, auto-estima e qual sua relação com a afetividade na relação professor-aluno, e se essa contribui para um melhor rendimento escolar. Para isso, utilizei aportes da pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada a de entrevistas através de questionários que foram aplicados a onze alunos e três professores de uma escola pública da cidade de Porto Alegre. O questionário continha questões objetivas e dissertativas que visavam analisar o que alunos e professores pensam a respeito da afetividade e se essa tem relação com a motivação, com a auto-estima e com a indisciplina. Em relação aos resultados obtidos, nas questões aplicadas aos alunos, percebemos que eles confundem motivação com cobrança e relacionam afetividade com aproximação, com amizade e carinho. Para a maioria, o modo como se comportam em sala de aula está relacionado com a afetividade. Quanto aos professores, o que mais chama atenção é que a maioria não tem clareza do que seja afetividade, pois não conseguiram especificar a mesma. Foi possível, ainda, perceber a importância que o professor tem na construção e manutenção da auto-estima e confiança do aluno. Para o aluno é muito importante ter um bom relacionamento com seu professor, principalmente se vier carregado de afeto e cumplicidade, resultando num bom trabalho para ambos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1419)
Este item está licenciado na Creative Commons License
